sábado, 24 de setembro de 2011

Plantas que curam: Abóbora D'anta


Descrição : Planta da Família das Cucurbitaceae, também conhecida como abóbora-d’anta, abobrinha-do-mato, ana-pinta, ana-pimenta, azougue-dos-pobres, cabeça-de-negro, caiapó, capitão-do-mato, fruta-de-gentio, melão-de-são-caetano, purga-de-caboclo, purga-de-gentio, purga-de-pai-joão, raiz-de-bugre, taiuiá-de-fruta-envenenada, tayuyá, tayuyia, tayuia, tajujá, tomba.
A Abóbora D'Ánta é uma trepadeira lenhosa encontrada na floresta amazônica (principalmente no Brasil e Peru), bem como na Bolívia. Esta planta amazônica importante pertence a família das abóboras, que inclui mais de 100 gêneros e 700 espécies a maioria dos quais são caracterizados por suas longas raízes tuberosas. É esta raiz que é empregada medicinalmente. A colheita só pode ser realizado durante a estação chuvosa, quando a terra é macia e úmida; durante a estação seca, o solo é muito difícil desvincular a raiz (que pode estender a três metrôs de comprimento) dos solos de argila seca na Amazônia. Cerca de 50 espécies de Cayaponia ocorrer nas partes mais quentes das Américas, na África Ocidental, Madagascar e Indonésia. No Brasil, Tayuya Cayaponia é conhecida como taiuiá, no Peru, é chamado de Tayuya.
Parte Utilizada: Raiz
Princípios Ativos: amido e alcalóides (cucurbitacina). Flavonóides: datiscentina, robinetina; Triterpenos: trianospermina, trianospermitina; Resinas vegetais; Glicosídeos: cayaponosídeos A, B, C e D; Amido; Ácidos orgânicos: ácido málico.

Origem: É comum no São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Pernambuco e Bahia.
História: De uso corrente pela população cabocla. Alimento de antas, daí seu nome.

Propriedades medicinais: raiz verde: drástica; raiz seca: anti-anêmico, antidiarréico, anti-hidrópica, antinevrálgica, anti-reumática, anti-sifilítica, calmante das dores, depurativa, desintoxicante, desobstruente do fígado e do baço, diurética, emenagoga, emética, febrífugo, fortificante, purgativa.

Indicações: artritismo, atonia gastrointestinal, blenorragia, ciática, dartros, dermatoses, diarréia, dilatação do estômago, dispepsias, doença da pele, dores nas junta, eczemas, energético, erisipelas, escrofulose, febre intermitente, feridas, furúnculos, gânglios enfartados, hidropsia, leucorreia, linfagites crônicas, manchas do rosto, manifestações sifilíticas, paralisia, paralisia, pregas, reconstituinte, reumatismo, sífilis, úlceras.

Parte utilizada: folhas, raiz fresca ou seca.

Contra-indicações/cuidados: Não ultrapassar a dose recomendada. Não usar em pacientes com história de diarréia frequente.

Efeitos colaterais: Aumento do número de evacuações, ou diarréia pastosa em intestinos com tendência à diarréia.

Modo de usar: Os índios sul-americanos vêm usando Tayuya desde tempos pré-históricos, e planta o valor é bem conhecida. Ela tem sido usada como um tônico e depurativo do sangue tradicional (e, geralmente, com um pouco de mel ou estévia adicionado ao tom baixo o amargo, o sabor forte). Na Amazônia, os índios usaram a raiz de Tayuya para picada de cobra, reumatismo durante séculos. Indígenas na Colômbia usam a planta para os olhos; tribos indígenas do Peru usá-lo para problemas de pele.

Farmacologia: Os glicosídeos e triterpenos isolados (de) apresentaram atividade antivírus
Epstein - Bahr e anti-tumor in vitro. Os flavonóides possuem potente atividade anti-oxidante - foi demonstrado que este efeito é independente dos sistemas enzimáticos antioxidantes do organismo humano. Possui atividade analgésica e antiinflamatória em cobaias. Possui ação laxativa por estímulo direto da mucosa intestinal e aumento do peristaltismo.

Posologia: Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 4g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raizes em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Crianças: posologia por peso corporal: 0,4ml/Kg/dia com intervalos menores que 12h.

Resumo Clínico: Usos etnofarmacológicos: diurética, emenagoga, anti-reumática, antitóxica para veneno de cobras do género Crotallus, analgésica, tónica, laxante e antianmica.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário