quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plantas que curam: AMÊNDOA AMARGA - Amygdalus communis


Descrição : Planta da família das Rosaceae. Também conhecida como amendoeira.
Parte utilizada : Óleo das sementes.

Propriedades medicinais:antiespasmódica, antifebril, antiinflamatório digestivo e urinário, antitussígeno, laxante leve, peitoral.

Indicações:doenças do estômago e do aparelho urinário, tosse, bronquites, hemoptises, cálculos, catarros vesicais, gonorréias, litíase, catarros, gonorréia; Afecções do estômago; tosses, bronquite; Hemoptíase. O derivado da amêndoa laetrila amigdalina tem sido usado com um tratamento alternativo para o câncer, porém não existe nenhuma evidencia clinica que apoie este uso. Laetrila amigdalina foi banido para o tratamento de câncer pelo FDA nos Estados Unidos e na Europa. Um mistura de óleo de amêndoa e fenpl e usado no tratamento de prolapso retal infantil. Óleo de amêndoa também age como base para outros óle­os essenciais em massagens terapêuticas.

Contra-indicações/cuidados:muito tóxica. A dose letal para adulto é de 20 amendôas e para crianças é de 10 amendôas;
Muito cuidado ou até mesmo evitar preparações com a amêndoa amarga, pois podem sofre mudanças químicas rápidamente, dando origem a ácido cianídrico, logo não é seguro a preparação caseira com amêndoas amargas (assim como com amêndoas de pêssego, cereja), principalmente se na mistura entrar água e não for usado imediatamente;
A amigdalina em contato com saliva, por meio de emulsão de enzima, se torna ácido cianídrico, um veneno forte.
- Sintomas da intoxicação: sufocação, respiração difícil, vômitos, vertigem, aceleração caedíaca, desarranjo respiratório e morte.

Efeitos colaterais: Reações adversas, similares àquelas de envenena­mento por cianureto, foram relatadas.

Modo de usar:
- leite de amêndoas: remover a pele externa da fruta e diluir em um litro de leite 30 gr. de amêndoas trituradas com 20 gr. de açúcar. Coar e beber 2 xícaras por dia;
- 6 ml de azeite de amêndoas, trituradas sem pele, 2 vezes ao dia: febre, tosse, despeitorante.

Posologia: Não se aconselha o uso de preparações caseiras (as­sim como de outras sementes de Rosaceae como pêssego, cereja, damasco). As preparações com amêndoas-amargas sofrem al­terações químicas rapidamente, especialmente em contato com a água. A amigdalina se transforma em ácido cianídrico em contato com as enzimas da saliva.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário