quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plantas que curam: ALHO PORRÓ - Allium porrum




Descrição: Planta da família das Liliacea, também conhecida como porró, alho francês. É uma erbácea anual, cresce de 40 a 60 cm, com diâmetro de 3 a 6 cms. Folhas largas que se sobrepõem até formar um talo redondo, que no contato com a terra torna-se bojudo. O caule é um bulbo alongado, de cuja base muito Intumescida saem às folhas alternas, compridas, invaginantes, de cor verde escuro. Flores róseas, lilases ou brancas que surgem em uma haste e são envolvidas por uma espata. O fruto é uma cápsula triangular com 3 divisões, contendo 2 sementes escuras , achatadas e enrugadas, cada.odor picante, reproduz-se por sementes.


Partes utilziadas : Bulbo.

Habitat: Originário da Europa e Ásia, é comumente en­contrado no sudeste do Brasil em feiras-livres e supermercados.

História: Uso pela população europeia tradicionalmente para várias afecções.

Plantio : É cultivado em áreas temperadas para frias, em solo de baixa acidez, areno-argiloso, fofo e fértil. Também conhecido como .

Indicações: Reduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.

Princípios ativos: Mucilagens; Sais minerais: ferro, enxofre cobre; Vitamina C, B1 e E; Celulose: Proteínas: açúcares; Pectina Alicina, alisulfito; Ácidos orgânicos: esteárico, linoleico, palmítico.


Dosagem: Infuso: 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos. Adultos: 1 bulbo fatiado em infuso até 3 vezes ao dia, com
intervalos menores que 12hs.

Modo de usar: conservas, cozidos vegetais, suflês, sopas, sopas desidratadas, misturas condimentares em pó, prato principal com molhos especiais;
- infusão de 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos.
- decocção de um bulbo em 250 ml de água fervente por 10 minutos: diurético (evita cálculos renais).

Contras indicações/cuidados: pessoas com úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal; nutrizes pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês. As sememtes podem provocar hemólise.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário