quarta-feira, 10 de março de 2010

Terremoto mudou cidades de lugar


O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile em 27 de fevereiro moveu cidades em toda a America do Sul – inclusive no Brasil.

É o que revela um levantamento prévio de dados feito por uma equipe de pesquisadores orientada por estudos anteriores de Mike Bevis, professor na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

Os dados mostraram que a cidade de Concepcion, no Chile, está pelo menos 3,48 metros mais a oeste; já a capital do país, Santiago, se moveu pouco mais de 27 centímetros. Na Argentina, Buenos Aires se moveu cerca de 2,5 cm também para o oeste e, como mostra o mapa, Valparaiso e Mendoza também foram afetadas.

Os dados também mostram que diversas cidades no Brasil mudaram de lugar por causa do impacto- entre elas, Fortaleza.

A equipe mediu a mudança das cidades comparando dados precisos de GPS anteriores ao evento com a atual localização das mesmas.

O terremoto ocorreu em uma área da América do Sul de grande movimentação, quando a placa de Nazca foi empurrada para baixo da placa Sul-Americana. Após o incidente inicial, diversos tremores de 6 graus de magnitudeforam registrados.

Além da Universidade Estadual de Ohio, as Universidades do Havaí, de Memphis e o California Institute of Technology participaram da pesquisa nos Estados Unidos. O Instituto Geografica Militar, a Universidad de Concepcion e o Centro de Estudios Cientificos, no Chile, e o Instituto Geografica Militar, Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza e Universidad Nacional de Buenos Aires, na Argentina, auxiliaram no levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário