sexta-feira, 19 de março de 2010

China planeja trem de alta velocidade até Londres




A China é definitivamente o país que consegue dar novos sentidos à palavra “megalomaníaca” e um recente anúncio de que o país está planejando construir um trem de alta velocidade de Pequim até Londres é mais uma confirmação desse fato. Seria uma viagem (pelo trecho mais curto) de 8 mil quilômetros, passando por 17 países. Pelo menos a velocidade média seria de 320 km/h, o que tornaria a viagem um pouco menos demorada.

Talvez o maior problema dessa mega empreitada seja cruzar todos os países necessários, pois no meio do caminho existem regiões com problemas de conflitos civis, relações diplomáticas não tão boas com outros países, etc. A linha principal ainda não está decidida, mas deve passar pela China, Paquistão e Oriente Médio. Uma outra linha pode passar pela Rússia e uma terceira extensão deve conectar Pequim ao Vietnã, Burma e Singapura.

Mais insano do que o tamanho do projeto é imaginar que a China pretende que tudo esteja pronto em no máximo 10 anos! E pensar que aqui no Brasil não iremos conseguir construir um trem bala de míseros 500 e poucos quilômetros entre Rio de Janeiro e São Paulo até a Copa de 2014! Ditaduras repressoras servem para pelo menos tirar projetos do papel, pelo visto.

Um comentário: