terça-feira, 16 de março de 2010

Suplemento ajuda pet a perder peso


O excesso de peso não preocupa apenas os humanos. Muitos cães e gatos sofrem com os quilos extras que carregam, consequência da má alimentação, excesso de comida fornecida pelos donos e falta de exercícios, passeios e brincadeiras. E os dados apresentados pelo relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos apenas confirma o fato: 25% de todos os cachorros e gatos do Ocidente estão com sobrepeso. Ou seja, cerca de 1 em cada 4 cães, e 1 em cada 4 gatos estão gordinhos.

Acredita-se que o excesso de peso é reflexo do estilo de vida moderno que os pets levam. Melhor, são obrigados a levar. Muitos não andam mais, são carregados em bolsas, ou no colo, ou andam de carro. A maioria vive em apartamento, ou casas sem quintal, sem espaço para correr, cavar e brincar. Pior, muitos donos são ociosos ou não tem tempo e não levam o pet para dar uma voltinha. Para compensar a falta de brincadeira e passeios, muitos proprietários enchem os bichinhos com guloseimas, petiscos e alimentos ricos em gorduras e carboidratos.

Tem até quem ache bonitinho quando o pet está mais gordinho, redondinho. Mas os quilos extras podem prejudicar e muito a saúde do seu bichinho. Segundo Isabella Vincoletto, veterinária da Vetnil, laboratório brasileiro de produtos veterinários, a gordura pode sobrecarregar as estruturas articulares e dificultar a respiração do pets, causando ainda mais sobrepeso, atrapalhando a locomoção e a atividade física.

A profissional ainda explica: “alterações metabólicas afetam o sistema circulatório, fígado e até mesmo células imunes. A integridade e a qualidade da pele e da pelagem também ficam bastante comprometidas. Em termos comportamentais, cães e gatos com excesso de peso tendem a ser mais ansiosos e impacientes. Com o tempo, esses animais passam a viver um grande ciclo vicioso, que distancia cada vez mais o consumo do gasto calórico, agravando a obesidade e diminuindo a qualidade de vida”, alerta.

Para ajudar os pets a se livrarem dos quilinhos extras, a empresa desenvolveu o Emagripet, suplemento que segundo a Vetnil, auxilia nos processos de redução e manutenção do peso em pequenos animais. Segundo Isabella, o produto é natural, isento de efeitos adversos. Ele é comercializado em pasta e é altamente palatável. Ainda contém “componentes específicos para a perda de gordura corporal. A fórmula age em todas as vias metabólicas envolvidas com a diminuição do peso, totalizando seis locais de ação: sistema nervoso central: melhora da sensação de saciedade; sistema endócrino: diminuição da resistência à insulina e à leptina; tecido adiposo: queima direta de gordura; tecido muscular: manutenção da massa magra; trato gastrintestinal: maior saciedade e menor absorção calórica e fígado: melhor metabolização da gordura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário