quarta-feira, 10 de março de 2010

Japão tem problemas com população, crianças torturadas em casa e muitos idosos


Que o Japão enfrenta problemas com o seu baixo índice de natalidade não é uma novidade, mas do jeito que andam as coisas por aqui o governo japones terá que trabalhar muito para reeducar o seu povo.

Os noticiários da TV Japonesa e jornais estão falando muito do caso da princesa Aiko que está no segundo ano do ensino fundamental e sofre com os problemas de ¨IJIME¨, maus tratos por parte de colegas da escola. Problema muito comum no Japão e que não parece que está perto do fim.

Existem casos graves em que os professores são ameaçados por grupos de alunos do ginásio ou colégio e chegam a entrar em encurraladas sofrendo agressões físicas de seus alunos. E esses casos aumentam muito ano a ano e o respeito pelos professores no Japão não é o mesmo de décadas passadas.

As crianças tem dificuldade de comunicação e desenvolvimento por causa de grupos de alunos que os maltratam a olhos vistos e com a cumplicidade das escolas e professores que preferem se calar diante da realidade. Está certo que existe a lei do ¨mais forte¨, mas isso dentro de um ambiente de animais irracionais e não num meio onde a educação e o respeito pelo próximo deveria ser bem ensinado e principalmente às crianças .

Fora tudo isso junta-se o fato de que procriar no Japão cada vez mais se torna algo penoso após o nascimento das crianças, prova disso é o número crescente dos espancamentos e verdadeiras torturas a que são submetidos os filhos, mesmo os bebes de meses ou dias de vida.

O número de crianças maltratadas pelos pais cresceu 40 vezes desde 1990, prova disso são as 46.000 crianças que as entidades assistenciais são obrigadas a tomar conta para que elas não sejam espancadas até a morte como acontece em muitos casos. Os casos mais graves ocorrem com cianças com menos de 5 anos e filhos de casais muito jovens.

Muito se diz que a mulher japonesa não quer casar porque deseja independencia financeira e liberdade para transitar pelas ruas e pelos eventos sociais, mas na verdade os homens japoneses tambem cada vez mais fogem do casamento pelo simples fato de não poder sustentar a futura família, visto que os salários estão cada vez mais arrochados pelas empresas que não faturam e culpam a crise finanaceira por isso. E criar filhos nem pensar, como ele faria para pagar os estudos.

Fora tudo isso existe outro problema, a evasão escolar principalmente no colegial ou ensino médio, por falta de condições financeiras de pagar as prestações da escola. Reportagens vem à tona mostrando famílias, mães separadas que lutam para manter os filhos na escola, algumas chegam a vender a casa onde moram para garantir o estudo deles.

É triste para um país tão desenvolvido em tecnologia ter que penar tanto para construir sua população em números e educá-las corretamente. O japones aparentemente é muito calmo, mas como será ele dentro de sua casa? Não julgaríamos todos pelo que vemos nas reportagens, seria injusto, mas pelo número crescente de problemas relativos ao relacionamento humano derivado da crise financeira,poderíamos no mínimo concluir que o Japão está ficando cada vez mais pobre .... de dinheiro e de espírito.

4 comentários:

  1. ADOREI A MATÉRIA, ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE OS ESTRESSORES POPULACIONAIS DO JAPÃO E VCS NÃO SABEM COMO É DIFICIL ENCONTRAR MATÉRIAS DESSE TIPO!!! MUITOO OBRIGDA, VIREI FÃ xD
    BJOKASS

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes de ter ajudado a ti!!!

    Lambeijocas

    ResponderExcluir
  3. me judou muito na liçaooo :)))

    ResponderExcluir