quinta-feira, 4 de março de 2010

Plantas que Curam: BETERRABA


Descrição : Da família das Chenopodiaceae. Também conhecida como beet (inglês), beterraga ou remolacha (espanhol), betterave (francês), barbaiètola (italiano); zuckerrübe (alemão). Herbácea com raiz grossa e carnosa, de coloração púrpura. As folhas são verdes e avermelhadas, e se inserem em um único ponto, na porçào apical da raiz grossa. Essas folhas são bem desenvolvidas e sustentadaspor um pecíolo longo, carnoso de cor púrpura. As flores sào terminais e dispostas em espigas e as sementes pequenas e arredondadas. Sua reprodução é por sementes em solo fértil, drenado e com pouca acidez. As sementes devem ficar imersas em água durante a noite e no dia seguinte semeadas em canteiros.Após a germinação, as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Para que as raízes não fiquem expostas, a terra deve estar sempre amontoadas ao redor da planta. A variedade de beterraba cuja a raiz [e de cor branca, tem o seu cultivo na Europa, para a produção de sacarose, isto, desde a época de Napoleão.

Origem : Europa e Ásia, tendo se adaptado muito bem no Brasil, preferindo as regiões de clima temperado.

Modo de conservar : Raízes cruas conservam-se por muioto mais tempo. Podem ser também assadas no forno, e após guardadas em lugar fresco e seco. Os caules com as folhas podem ser consumidos frescos ou cozidos.

Princípios Ativos: saponisídeos, fitosterol, betaína, leucina, tirosina, betacianina, beta carotenos, vitaminas A, C e do complexo B e C, sódio, potássio, zinco, magnésio, flúor, ferro, cloro, silício, manganês e fósforo. Cada 100 gramas da raiz possui 48 calorias, enquanto 100 gramas das folhas contêm 32 calorias.

Propriedades medicinais: antitumoral, digestivo, diurético, emoliente, estimulante digestiva e hepática, hepato-protetor, nutritiva, rejuvenescedora, tônico cadiaco.

Indicações: afecção do fígado, anemia, artrite, auxiliar a digestão, câncer, contribuir para uma melhor tolerância a outros medicamentos anticancerígenos, descongestionar as vias urinárias, diverticulite, dismenorréia, eliminar ácidos no organismo, fortalecer os dentes e gengivas, fortalecer tendões, fraqueza orgânica, hepatite, hipoglicemia, inflamações, leucemia, limitar o crescimento de tumores malignos, lumbago, machucaduras, melhorar a diurese, obstipação intestinal, prevenir lesões provocadas pelas radiações, preventiva de problemas de próstata, preventivo de resfriados e gripes, prisão de ventre, purificar e renovar o sangue;
regularizar o funcionamento do estômago, vesícula, fígado e rins; reumatismo, toxemia.

Parte utilizada: folhas e raízes.

Contra-indicações/cuidados: as folhas da beterraba (ricas em ácido oxálico, que pode formar cristais no organismo), não são indicadas para pessoas com artrite ou pedras nos rins.

Modo de usar:

- consumida "in natura" em sucos e saladas: prisão de ventre, fraqueza orgânica, reumatismo e artrite e preventiva nos problemas de próstata; principal ingrediente da famosa Borscht, sopa russa riquíssima em ferro; frita e na forma de picles;
- batida com iogurte, como máscara facial contra a acne;
- crua, misturada com mel: xarope para crianças;
- folhas frescas e amassadas: machucaduras e inflamações.

Anemia : lave muito bem as raízes cruas bem amduras. Descasque, fatie ou rale. Acondicione em um recipiente e polvilhe com açucar cristal. Deixe em repouso por 30 minutos. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições.

Contusão. eczemas; flebite : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas e caule fatiados e acrescente 1 colher de sopa de mel. Ammase bem, triturando até obter uma massa pastosa. Estenda sobre um pano ou gaze e aplique sobre a parte afetada. Cubra com outro pano e mantenha aquecido. Deixe esse cataplasma atuar durante a noite. Aplique várias noites até o desaparecimento do sintoma.

Prevenção de resfriados e gripes : lave muito bem a raiz crua madura. Descasque, fatie ou rale e acrescente o sumo de 1 limão. Coma 1 colher de sopa, antes das principais refeições, aos primeiros sintomas de gripe ou resfriado, ampliando assim a resistência natural do organísmo. Previne contra o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário