quarta-feira, 3 de março de 2010

Kamikazes


definição da palavra kamikaze, em português, é “vento dos deuses”. Assim também eram chamados os jovens pilotos da Marinha Imperial Japonesa (ainda não havia Aeronáutica) que, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), atiravam seus aviões zero, abarrotados de explosivos, contra os alvos inimigos.

O mais inacreditável é que não faltaram jovens japoneses que se dispuseram a dar suas vidas em nome nome da pátria e do imperador, que era considerado a divina encarnação da deusa do Sol da religião xintoísta. Essa devoção fez com que milhares de rapazes, entre 15 e 25 anos, se alistassem voluntariamente para se tornar pilotos suicidas. Os kamikazes tinham em média 17 e 25 anos, e boa parte deles vinha das melhores universidades japonesas.

O primeiro ataque desse tipo ocorreu em 25 de outubro de 1944, quando cinco aviões, cada um carregado com 250 quilos de bombas, foram atirados contra uma frota formada por navios ingleses e norte-americanos, nas Filipinas. Em agosto de 1945, quando a guerra terminou, 454 navios tinham sido destruídos, e 2158 kamikazes perderam a vida.

Nas cartas escritas pelos kamikazes, é possível entender por que esses jovens não hesitavam em morrer e, surpreendentemente, se sentiram felizes pela escolha que fizeram. A maioria acreditava que colidir seu avião contra os alvos inimigos representava um momento de glória para eles e suas famílias.

Segundo os ensinamentos das Forças Armadas japonesas, a vida não deveria ser vista como prioridade, mas sim a pátria e o imperador. Quando os voluntários eram escolhidos para partir em uma missão suicida, comemoravam, pois tinham a certeza de que encontrariam a felicidade após a morte.

Fonte: http://madeinjapan.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário