quinta-feira, 7 de maio de 2009

Papa João Paulo II - O Império do Espírito

Papas: a origem do pontificado

Pedro, considerado primeiro Papa da Igreja, era um simples pescador nascido em Betsaida, na Galiléia. Trabalhava com o pai e o irmão, quando Jesus o encontrou em Cafarnaum e lhe prometeu que se tornaria pescador de homens.

Em Cesaréia de Filipe, Jesus lhe disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado no céu." (Mt 16,14-20.) Nessas palavras de Cristo, historiadores católicos apontam o estabelecimento e o início do Papado, da atuação como Pontífice - ponte entre Deus e os homens.

Pedro recebe a autoridade para conduzir e interceder pela Igreja e pelo mundo e de transmitir esse poder a seus sucessores. Antes de receber esse poder de apascentar as ovelhas do Senhor, expressou por três vezes seu amor a Jesus. Instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do "Pai Nosso".

Preso, foi martirizado durante a perseguição do Imperador Nero, em 29 de junho de 67. Por se julgar indigno de morrer como Cristo, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Seu túmulo está situado sob a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O nome Papa foi estendido originalmente a todos os patriarcas (bispos) da Igreja Católica. Aos poucos, foi ficando reservado ao bispo de Roma que é também patriarca do Ocidente e primaz da Itália. O Papa é o chefe da Igreja Católica. É também soberano temporal: seu domínio é o Vaticano. Nessa qualidade, tem, junto a si, um corpo diplomático.

A veste habitual do Papa é a batina branca. Entre os ornamentos que lhe são reservados, há a tiara (coroa abolida por João Paulo I, usada especialmente na soleniade de posse) e o anel chamado do "Anel do Pescador" (que é São Pedro). Seu principal colaborador é o secretário de Estado. Das organizações do tempo do Império Romano, o Papado é a única que se manteve até hoje.

Um comentário:

  1. ORAÇÃO PELA INTERCESSÃO DO PAPA JOÃO PULO II


    Ó Santo Papa
    Venho a ti nesta oração para fazer pedidos de Intercessão,
    Papa João Paulo II, tendo total certeza de sua infinita misericórdia e grande confiança na figura santa e materna de Nossa Senhora, Maria mãe de Cristo, peço para interceder por minha fé.
    Interceder por nossa igreja seu grande rebanho, que sabiamente soube conduzir com muita devoção.
    Intercedei por nosso irmãos.
    Intercedei por minha salvação.
    Intercedei por mim junto a Nossa Senhora que todas as nações á chamam Bem Aventurada, porque Magnificat é o seu nome e na qual sua alma engrandece o senhor e seu espírito alegra-se intensamente em Deus Salvador, a quem muito agradecemos por ter dado a igreja a sua grande figura.
    Papa João Paulo II
    Assim de sua vontade seja, concedei-nos por intercessão a graça que imploro,
    Peço a Deus em sua infinita sabedoria sua santificação.
    Amém.


    F. J. Brito Veras

    ResponderExcluir