segunda-feira, 11 de maio de 2009

Viagem ao Egito

Fui para o Egito em julho de 2006...

Queria muito escrever sobre a viagem, mas total falta de tempo... rs

Agora tive um “tempinho”, então, vamos lá...

No dia anterior a viagem, a ansiedade estava demais... rs

Acordei por volta das 4 da madrugada e logo fui arrumando os últimos detalhes...

Despedi-me de meus “filhotes” que seriam levados mais tarde pela minha amiga Suemi para o Hotel e desci para pegar o táxi que já tinha chego. Eram 5:25 hs da manha.

Fui com ele até a estação de Kanayama e de lá tomei o trem expresso que vai direto para o aeroporto. Muito mais pratico e mais rápido do que ir de carro até o aeroporto...

Por volta das 7:00 hs tomei o vôo pra Tókio e lá esperei até as 15:00 hs pra embarcar para o Cairo.

Foram mais ou menos 12 horas de viagem. Nem senti, pois dormi muitoooo... rs

Chegamos no Cairo era meia noite e pouco. Depois de tirar o visto, nos acomodarmos no ônibus alugado pela agencia turista e tal, fomos pra Giza. Uma viagem de uma hora mais ou menos.

As ruas estavam praticamente desertas, mas já dava pra ver um pouco daquele país...

Lembrei do Brasil na hora... rs

Avenidas longas, largas, muitos prédios, muitas casas belas nas regiões nobres.

Não vi farol quase no Egito todo. O guia turístico egípcio disse que lá não tem mesmo rs

Bom, chegamos no hotel por volta das 2:00 hs. Depois de algumas explicações e definições de horários para o dia seguinte, cada um foi para o seu quarto.

Não dormi... Não dava... rs

No dia seguinte, as 8:00 hs, fomos pro nosso primeiro passeio...

Um transito caótico, sem farol, mas como todo mundo ta acostumado por lá, sem problemas. A maioria dos carros velhos.

Derrepente um susto!!! Entre casas e prédios, surgi uma pirâmide...

Foi do nada realmente!!! Todos no ônibus: “Ohhhhhhhhhhhhh”.

E mil fotos!!!!!!!!! Rs

E assim começou a aventura...

Não me lembro bem dos nomes, mas entramos em duas das três pirâmides de Giza.

Foi realmente um aventura e um teste de resistência física, pois não é fácil. Entrar ate que não é problema, pois é descida, mas pra sair de uma pirâmide... rs

Pra quem ama o Egito, vale a pena, mas lá dentro mesmo, só tem o sarcófago, vazio e muitas vezes fedido por causa da umidade... rs

Mas, eu AMEI!!!!

Logo depois fomos conhecer a famosa Esfinge!!!

Linda, muitooo linda mesmo, mas não é tão grande quanto eu imaginava rs.

Bom, a viagem correu...

Amei todos os lugares que conheci.

A comida eu não gostei sinceramente...

Muito gordurosa, oleosa e cheia de tempero rs.

Nos dois últimos dias de viagem eu fiquei ruim, tive febre de 40 graus e diarréia. Foi terrível, ainda mais que foi numa viagem de trem expresso pra Alexandria, mas fiquei firme e forte, não podia perder nada... rs

Em todos os lugares que fomos visitar existem “barracas” ou lojas de artesanato. Geralmente, ficam na saída, obrigando a você passar por elas. É algo realmente desagradável, pois os egípcios são insistentes quando se trata de vender...

Ficam falando, te abraçando, fazendo com que você entre na loja...

Nos dois primeiros dias eu tava ainda aéreo, então ficava sem jeito, mas a partir do terceiro, já ia falando que não queria nada e seguindo em frente.

Eles te falam um preço, depois é outro... Tem que ficar muitooo esperto e quando for comprar algo, tem que “pechinchar”... rs

Achei tudo muitooo caro também.

O mais engraçado é que como fui com um grupo de japoneses, os egípcios sempre me perguntavam: “Você é japonês?!”

Ai eu falava que não, que apenas morava no Japão. Ai eles diziam: “Ah então você é italiano?!”. Rs

Ai eu falava que não, que era brasileiro e eles: “Oh Brasil! Futebol!!! Futebol do Brasil não bom!!!”. Pois o Brasil tinha acabado de sair da copa.

Mas, era engraçado, porque os egípcios adoram os brasileiros e assim ganhava muitos descontos rs

Acho que foi a primeira vez que me orgulhei de ser brasileiro rs

Mas, o povo em si não é muito hospitaleiro. São bem estúpidos por sinal.

Vou contar um caso... Numa loja onde fomos comprar papiros, eu escolhi alguns e como estava perdido, pedi papiros alem da conta... rs

Pedi para o vendedor cancelar alguns e ele ficou muito bravo, disse que eu tinha que ter visto o que eu realmente queria.

Ai tentei me explicar, dizendo que estava meio perdido com os preços, pois tudo era convertido do bondô (dinheiro egípcio) para o dólar e depois pro yen. O vendedor nem quis saber e eu perdi a paciência e só falei: “Bom, então eu não vou levar mais nada!”. Ai mudou... rs

Talvez não seja isso e sim o jeito deles, mas é a impressão que tive.

Outra, eles enganam... Tentaram me vender uma estátua de gesso por U$ 300.00 pode?! Dizendo que era de pedra...

O guia egípcio que falava muito bem japonês (por isso que conseguíamos conversar) foi muito legal e me explicou muita coisa.

O Egito todo parece estar em reforma. Muitas construções, muitos prédios inacabados.

Um pais de terceiro mundo típico: os que tem dinheiro tem e os que não tem...

Na periferia pude ver a pobreza... Muito triste...

Em tudo os egípcios querem ganhar...

Nos lugares turísticos eles ficam de olho em você. Jamais deixe um egípcio perceber que você tirou foto dele, pois do contrario ele vai te cobrar pela foto.

Aconteceu comigo... rs

Agora o atendimento no restaurante... Isso é terrível...

Eles ficam te olhando, quando percebem que você acabou, logo tiram o prato e se você esta demorando te perguntam se já acabou... rs

Bom, mas o que me importou mesmo foi os lugares visitados...

As pirâmides, os templos, os museus...

Ouvia muito dizer que os egípcios estavam destruindo tudo, mas não é verdade, eles estão na realidade reformando.

Infelizmente a reforma é meio “brusca” digamos assim, mas eles estão fazendo um bom trabalho... Também, é a fonte de vida do Egito...

Mas, visitar aqueles lugares com mais de 3.000 anos foi algo incrível.

Alguns lugares ainda possuem uma ligeira cor.

Mas, é algo simplesmente inacreditável. São construções gigantescas e totalmente trabalhadas.

Os hieróglifos são perfeitos. Imaginar que tudo aquilo era pintado ainda!!!

A diferença dos hieróglifos feitos do lado de fora dos templos e os de dentro!!!

Uma perfeição!!!

E a tumba de Tuntakamon?!

Nossa, sem comentários... Todas as paredes desenhadas. Um trabalho magnífico.

No Vale dos Reis, as tumbas ficam embaixo da terra. Mas, muito embaixo mesmo...

Não há como não admirar a arte egípcia antiga. Não há como se espantar vendo tudo aquilo e se perguntar como tudo aquilo foi feito.

Eu amei esta viagem e foi maravilhoso realizar este sonho.

Agora tenho vontade de voltar... rs

2 comentários:

  1. É ...REALMENTE...FOI MUITO LEGAL ESSE SUPER-PASCEIO, HEIM AMIGO????VC "FALANDO" DAS PIRÂMIDES , DA TUMBA...E ERA COMO SE EU ESTIVESSE LÁ......MARAVILHOSO!!!!!! BEIJOS...ZA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wilson, obrigada por me convidar a conhecer seu blog! Confesso que fiquei fascinada com a sua viagem, sobretudo pela forma que você conta as experiências. Me senti a própria no Egito... rs. Visitar esse lugar deve ser uma sensação fantástica, inigualável! Ver as magníficas contruções egípcias, noooossa!!!
    Sorri bastante com as suas aventuras, principalmente com o contato com o povo nada receptivo... rs. As fotos então... lindas! Muito bom!
    Felicidades Wilson e tuuuuudo de bom, sempre! Paz!
    (Diana)

    ResponderExcluir