segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Plantas que curam: AÇACUI - Euphorbia cotinoides


Descrição : Planta da família das Euforbiáceas, também conhecida como Leiteiro vermelho, caracasana, barrabás, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa, maleiteira. É um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptica e são de um vermelho intenso. Elucida Paul Lê Cointe *, na sua obra sobre as árvores e plantas da Amazónia Brasileira. Quando atingido por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo. A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.
Origem : América Central e América do Sul
Indicações: A raiz é purgativa e o suco leitoso das folhas, adicionado ao mel, é recomendado contra as dores noturnas nos ossos, de origem sifilítica.

Contra-indicações/cuidados: Lesões de pele: cuidados higiênicos, lavagem com permanganato de potássio 1:10.000, pomadas decorticóides, anti-histamínicos VO. Ingestão: Evitar esvaziamento gástrico.Analgésicos e antiespasmódicos. Protetores de mucosa (leite, óleo de oliva). Casos graves: corticóides.Contato ocular: lavagem com água corrente, colírios antissépticos, avaliação oftalmológica. Entra na composição do curare.

Efeitos colaterais: Irritação de pele e mucosas com hiperemia ou vesículas e bolhas; pústulas, prurido, dor em queimação. Ingestão: lesão irritativa, sialorréia, disfagia, edema de lábios e língua, dor em queimação, náuseas, vômitos. Contato ocular: Conjuntivite (processos inflamatórios), lesões de córnea.


Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

2 comentários: