Google+ Followers

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Plantas que curam: AÇAFRÃO DO PRADO - Colchicum autumnale


Descrição : Planta da família das Liliaceae, tambêm conhecido como açafrão de outono, açafrão do prado ou mulher nua, é uma flor que se assemelha ao verdadeiro açafrão, mas a floração ocorre no outono . O nome de mulher nua vem do fato de que as flores emergem do solo muito tempo depois que as folhas já morreram. A planta tem sido confundida com forrageiras para gado, que lembra vagamente, mas é um veneno mortal, devido à presença de colchicina , uma droga útil com um restrito uso terapêutico . Os sintomas de envenenamento por colchicina se assemelham aos de arsénio e não há antídoto. Apesar de sua toxicidade, a colchicina é aprovado pelo F.D.A. - E.U. A para o tratamento de gota e Febre Familiar do Mediterrâneo e também é usado no melhoramento de plantas para a produção de poliplóides cepas.

Parte utilizada: flores, bulbo, sementes.
Princípios Ativos: colquicina, lipídios, taninos, açúcar.

Propriedades medicinais: analgésica, anti-cancerígena, antiinflamatória, depurativa.

Indicações: gota (reduzir as febres, dores e o inchaço, eliminar o ácido úrico), câncer (leucemia, porque inibe a divisão celular), homeopatia (dores em geral, reumatismo, desordens gastrintestinais, diarréia e náusea), erupções da pele (uso externo).

Contra-indicações/cuidados: Veneno mitótico, bloqueia a divisão celular. O envenenamento por sementes ou flores é mortal. Só usado na homeopatia (dor em geral, diarréia, náusea, gota). O excesso causa dores gástricas, diarréia e danos renais. Pode causar anormalidades fetais; não deve ser dado às mulheres grávidas ou pacientes com doença renais. O uso prolongado pode causar perda de cabelo, desordens do sangue, dores musculares, fraqueza e formigamento nas mãos e pés. O envenenamento por consumo das sementes ou das flores é freqüentemente mortal. O contraveneno é a tanina.
O envenenamento manifesta-se por: salivação, vômitos, diarréia sangrenta, cãibras, paralisia geral, dor gástricas, danos renais, anormalidades fetais, perda de cabelo, desordens do sangue, dor muscular, fraqueza, formigando nas mãos e pés.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário