domingo, 2 de outubro de 2011

Plantas que curam: ACÁCIA - Acacia horrida


Descrição : Da família Fabaceae, também conhecida como Carambuco africano, Acacia búfalo da África, Acacia espinhosa, Mimosa laranja, Aroma da Africa, Espinha doce. É uma arvore de pequeno porte,ocorre em ambientes secos e molhados, cerrado tropical do subtropical a leste da África. Freqüentemente tem estipular espinhas de 9,5 centímetros de comprimento. É importante para reduzir a umidade nos trópicos, especialmente durante a estação seca.

Partes Utilizadas : folhas e flores.Também é encontrada em outras partes da África , Ásia , Índia e América do Sul

Origem : Sul da África.

Indicações : febres, diarréias, dores viscerais e em queimaduras, inflamações da boca e da garganta, nefrites dos cães.
Modo de Usar : decocção: ferver 25 gramas de flores secas em 250ml de água, por 15 minutos. Corrigir o sabor com algumas gotas da essência da laranja e adoçar com mel. Beber a decocção quente, duas vezes ao dia: febre.
- infusão de 25 gramas de flores secas em 100 gramas de água quente, adoçada com mel. Filtrar, após 10 minutos, e beber em seguida. Várias vezes ao dia. Intestinos: diarréia e dores viscerais.
- infusão de 60g de folhas secas e de casca em meio litro de água fervente. Deixar amornar o líquido e, então, filtra-lo. Empregá-lo para um clister.
- cataplasma da infusão acima para queimadura, misturar uma pitada de goma-arábica em pó e uma clara. Em queimaduras pequenas impede a formação de bolhas.

Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário