Google+ Followers

domingo, 9 de outubro de 2011

Plantas que curam: ACAPÚ - Vouacapoua americana


Descrição : Planta da família das Caesalpiniaceae, Também conhecida como acapú, pitangueira. Árvore não muito alta, de belo aspecto, bastante ramificada com folhagem escura e belas inflorescências (no início da estação chuvosa, de janeiro a março, conforme os lugares e os anos). No período da floração se destaca por suas flores amarelas pequenas que tornam o visual da árvore maravilhoso.

Parte utilizada:casca seca.

Ocorrência : Suriname, Guiana Francesa e Brasil. Ocupa terras noninundated em florestas de terra firme. No Brasil está distribuida dessa maneira : Estado do Pará: Belém até lgarapé-Açu, Anajás e Aramá (parte ocidental da llha do Marajó); llha de Nazaré e no Macujubim (llhas altas de Breves) freqüente à margem da Estrada de Ferro Alcobaça (rio Tocantins); abundante no rio Acará; Gurupá; Rio Xingu abundante entre Vitória e Altamira; rios Cussari e Curuá do Sul; Serra do Almerim; região do alto Curuá de Alenquer, nas matas entre os campos de Ariramba e o rio Cuminapanema, terras altas do médio Trombetas (rio Acapu; rio Erepecuru próximo à cachoeira do Infemo).
Propriedades medicinais: anti-inflamatório, cicatrizante, fortificante neuromuscular.

Indicações: diarréia, infecções no útero e ovário, úlcera crônica.



Modo de usar:
decocção:
- uso interno: diarréia;
- uso externo: úlceras.
Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.



Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/indice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário