quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plantas que Curam: CUMACAÁ - Elcomarhiza amilácea


Descrição : Plantas da família das Asclepiadáceas. Também é conhecida como cumaná ou umacaá. Trepadeira lactescente de caule lenhoso, verde enquanto nova, com o tempo torna-se fulvo e com glândulas esparsas; suas folhas são pecioladas, oblongas ou lanceoladas, agudas, carnosas, opostas, com até 14 centímetros de comprimento, sendo maiores as inferiores, inflorescência axilar, pedúnculos duas vezes mais compridos do que os pecíolos, flores brancas ou também cor de carne, às vezes lavadas de violáceo, sem cheiro algum, reunidas em duas umbelas dispostas em cimeiras escorpóides, seus frutos de folículos pequenos.

Origem : Brasil, existe em grande quantidade no Estado do Amazonas.

Curiosidades : É planta vulgar no Brasil, e sobremodo interessante porque está associada entre os habitantes do Amazonas a inúmeras superstições que mereceram estudos pelo Dr. Barbosa Rodrigues. Umas das superstições diz que "o juiz que assinar uma sentença com tinta que tiver em dissolução a fécula do cumacaá nunca a dará contrária ao réu; aquele que, pelo coração, quiser ter preso outro, ou receber sem negativa, um favor, escreverá com a mesma tinta; a mulher ou homem, cuja roupa for gomada com a mesma farinha, tor-nar-se-á constante ao querido amante; as moças que, entre os cabelos, esconderem uma folha daquela planta terão o poder de se mostrar sempre belas, embora sejam feias".

Indicação : Esta belíssima e elegante planta fornece raiz cilíndrico-tuberosa conhecida pelo nome de "batatão" e que guarda o princípio ativo elcomarhysa, com ação destruidora sobre os tecidos recém-formados, produz uma farinha finíssima, antigamente muitíssimo utilizada no tratamento de feridas e úlceras, tendo sido base de inúmeros produtos farmacêuticos que tiveram grande aceitação no passado. é, portanto, planta medicinal. Dentre os produtos feitos com o Cumacaá existe um eficiente contra a hipertrofia da conjuntiva ocular. O chá feito dessa planta é laxativo.

Contra-indicações/cuidados: Não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

8 comentários:

  1. Demorei mas cheguei.
    Olha eu sou do tempo,minha falecida avó fazia os remedios com as plantinhas.Hoje as coisas mudaram e muito,mas tem coisas que não abro mão,principalmente para febre e resfriados.É claro que tudo com muito cuidado,nada que venha a levar ninguem para o hospital,rsrsrs!!!!!!(brincadeirinha).
    Seu post é 10,aqui conhecemos muitas coisas úteis.
    Querido amigo,eu estava ausente,muita correria,com reunião na escola da minha neta,leva-la para fazer exames,além de outros afazeres.Mas graças a Deus estou aqui respirando.
    Vi seus comentários,e te agradeço por tua linda visita e teu carinho.Tenha uma noite de muita paz ao lado dos teus anjinhos de patas.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é saber que você está bem amiga!!!
      Minha mãe usa muito estas ervas e tal...
      Eu confesso que uso os remédios mesmo...
      Não tenho muita paciência... rs
      Só estou agora atrás de folha de goiabeira, pois ajuda muito a baixar a diabetes rs
      Mas, como aqui não tem goiaba... rs
      Beijos

      Excluir
  2. Oi passando com a minha bonequinha doce, apra te falar.
    Já procurou para vê se encontra castanha do pará em latas?????
    Não é sacanagem não, é que por aqui apesar de achar ela "in natura", também acha ela em lata.
    Pois se por ai tem "beterraba em lata!?!?!?!", o que não deve se achar em "lata", rsrsrs
    Beijinhos de coco com castanha.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol e Lua,

      sinceramente não sabia que tinha em lata.
      Vou procurar.
      Beijos

      Excluir
  3. Querido amigo Wilson ,meus queridos amigos Belinha, Cão e Pingo! Parabéns pela postagem! Quanta informação interessante e útil! Eu nem conhecia esta planta! Ótima quarta-feira! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OLa adorei seu blog , achei ele muito interessante em varios aspectos. sou dono do blog OSanimais.com que é relacionado a tudo sobre os animais... gostaria de te oferecer um selinho do meu blog . para pegar o selinho é so entrar aqui http://osanimais.com/parceria/leve-nosso-link-com-voce/ se voce gostar e colocar o selinho no seu blog deiche um comentario no meu me avisando que colocou, pois colocarei o seu no meu blog tbem. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionamos seu selo em nosso blog como pediu.
      Não deixamos nenhum recado no seu blog, porque ele obriga a colocarmos nosso e-mail e não achei certo.
      Desculpe a sinceridade.
      Mas, seu selinho já está aqui.
      Abraxos.

      Excluir