segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Windows: Quanto mais usamos, mais lento ele fica


Dois estudos comprovam que o tempo faz mal também ao Windows, aumentando seu tempo de inicialização e derrubando sua performance. Bem, todos sabiamos disso, mas agora está documentado por uma pesquisa da iolo Technologies (a mesma que disse que o Windows 7 é mais demorado que o Vista).

Em ambas experiências foram avaliados computadores domésticos com Windows XP rodando em processador de 2GHz e 1GB de memória RAM, com diferentes tempos de uso: novos, 3 meses, 6 meses e 24 meses. O estudo “faz de conta” que você está usando a mesma instalação do Windows, ou seja, não formatou o PC dentro desse intervalo.

A primeira pesquisa avaliou a demora na inicialização dos computadores. Ela mostra que vários processos inúteis são carregados pelo Windows na hora que ligamos o computador, levando mais tempo para o PC ficar pronto. Esses processos foram definidos na instalação padrão, ou são adicionados por programas instalados pelos usuários.

Resultado: O tempo de inicialização pode chegar a mais de 3 minutos num computador com 24 meses de uso. Isso acontece porque muitos dos processos iniciados não são utilizados por todos os usuários, e são carregados à toa. Sem contar que a quantidade de tarefas “levantadas” na inicialização aumenta proporcionalmente à quantidade de tranqueiras que instalamos na máquina.

O segundo estudo explica como o tempo de uso do Windows deixa o micro mais lento.

Para chegar a essa conclusão, foram analisados três itens: disponibilidade de memória RAM, processamento desnecessário e erros no registro do Windows. Os resultados são alarmantes.

No quesito memória RAM, foi identificada perda de 71% de capacidade num PC com 24 meses de uso constante, pois ela fica cheia de lixo dados que você não vai aproveitar. Pra completar, 7,5% de tudo que o processador faz correspondem à tarefas inúteis (solicitadas pelos programas desnecessários que estão na memória).


Para completar, a quantidade de erros no registro (lugar do Windows onde ficam armazenados parâmetros importantes do sistema operacional) pode chegar a 340 após dois anos com o mesmo Windows lá. Lembrando que, quanto mais erros no registro, maior a possibilidade de travamentos, mais processos inúteis, mais lixo no sistema, etc.

Todo mundo que usa o Windows cotidianamente deve ter percebido que é assim mesmo. Por isso é importante algumas tarefas de rotina como desfragmentar o HD, excluir arquivos desnecessários e varrer o registro com programas utilitários, como o CCleaner. Porém, se você puder, o bom mesmo é formatar o disco rígido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário