quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como os alimentos afetam o humor

Cada vez mais a ciência vem provando que a composição dos alimentos que comemos pode afetar o funcionamento do cérebro modificando o humor, incluindo o estado de alerta e até a percepção à dor.

O que há nos alimentos que conferem tais poderes? A habilidade de alterar a produção e liberação de neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa para outra.

Apesar de tudo isso parecer complicado, veja o que podemos fazer na prática.

Aumente seu estado de alerta com proteínas

Alimentos ricos em proteínas, quando digeridos, se quebram em aminoácidos. Um aminoácido, conhecido com tirosina, pode aumentar a produção de dopamina e adrenalina que são neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta.

Alimentos ricos em proteínas incluem peixes, carnes, aves e ovos. Se não for possível ingerir esses alimentos, tente alimentos ricos em proteínas que também contêm quantidades significativas de carboidratos como leguminosas, queijos, leite e tofu.

Para relaxar e diminuir o stress, com os carboidratos.
A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" de aminoácidos do sangue, menos do triptofano. Este aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é um neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono. Dietas com baixo teor de carboidratos por vários dias podem fazer com que o humor fique mais depressivo.

Alimentos saudáveis ricos em carboidratos incluem pães, e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. Ah, e não vamos nos esquecer do chocolate.

Acido fólico também é importante para o humor

A deficiência de ácido fólico tem sido associada à depressão em alguns estudos, por levar à queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas como 200 microgramas já são suficientes para melhorar o humor e podem ser obtidos numa xícara de chá de espinafre cozido ou um copo de suco de laranja.

Falta de selênio pode causar mau humor

Especula-se que o selênio possa ter alguma função neurológica desconhecida, mas seu mecanismo de ação ainda é um mistério. Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos e a suplementação normaliza o humor.

Os alimentos ricos em selênio são os oleaginosos (castanha, nozes, amêndoas) atum, semente de girassol e cereais integrais.

Coloque ovos em sua dieta e melhore sua memória e concentração

A colina é uma vitamina do complexo B que está presente em alimentos ricos em colesterol como ovos e fígado. A falta deste componente pode causar comprometimento da memória e da capacidade de concentração, pois é precursor do neurotransmissor acetilcolina. Não deixa de ser uma boa desculpa para incluir ovos no seu plano alimentar, sem excessos, é claro.

Vitamina B6

Também é um ingrediente necessário na produção de serotonina, portanto, alimentos ricos nessa vitamina podem auxiliar no bom humor. Alguns exemplos de alimentos ricos em B6 e carboidratos são banana, batata, uva passa e cereais integrais.

Cálcio

Sabe-se que ajuda a reduzir irritabilidade e nervosismo em mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual). O ideal é ingeri-lo com regularidade, em torno de 1.200 mg por dia. Está presente no leite, iogurte e queijos.

Camomila

Já era usada em 1800 para acalmar crises histéricas. Atualmente é usada também para diminuir a ansiedade. Devido a seu efeito antiespasmódico auxilia no alívio de cólicas e problemas digestivos. Para potencializar o efeito calmante, adicione um pouco de mel, devido aos benefícios do carboidrato.

Magnésio

Está envolvido também na regulação de serotonina e, portanto, no controle do humor. Alimentos ricos em magnésio são cereais integrais e frutas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário