quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cachorro: não apenas o melhor amigo do homem

Se o cão é tradicionalmente conhecido como o melhor amigo do homem, então um animal de estimação "cão, gato ou qualquer outro animal" está se tornando rapidamente o melhor amigo da mulher. Para muitas mulheres eles podem ser uma fonte de amizade, reafirmação e até mesmo, de uma forma engraçada e unilateral, alguém com quem conversar. Esta é a conclusão da uma pesquisa que a Blue Cross fez com 1.000 pessoas que foram questionadas sobre seus relacionamentos com seus animais de estimação.

Extraordinariamente, seis entre dez mulheres disseram que não hesitariam em procurar seus animais de estimação para conversar se sentissem-se estressadas. Apenas quatro entre dez homens estressados disseram que fariam o mesmo. Outro exemplo da diferença entre os gêneros: quando comparado com homens, o dobro das mulheres disse sentir mais saudade de seu animal de estimação do que do parceiro, de amigos ou parentes quando viajando.

Julie Bedford, chefe dos serviços de comportamento animal da Blue Cross, disse: "Não é surpreendente que tantas mulheres tenham um ví­nculo especial com seus animais de estimação. Eles dão amor incondicional, podem dar conforto depois de um dia duro de trabalho e até dar proteção se você morar sozinha."

E não é apenas afeto e reafirmação que as mulheres recebem de seus animais de estimação - bate-papo também. Nove entre dez mulheres adora conversar com eles, comparados a oito entre dez homens. Outro resultado importante obtido com a pesquisa, é que animais de estimação são salva-vidas em potencial... e não falamos apenas de São Bernardos! Quatro entre dez mulheres, por exemplo, acreditam que se estivessem em perigo, seus animais de estimação viriam salvá-las. Este sentimento é especialmente forte entre donas de cães.

Então, se animais de estimação podem nos fazer tão bem, o que podemos fazer por eles? Uma escolha popular é deixá-los dormir em nossa cama. Os animais com mais privilégios neste respeito são os gatos, que tem donas solteiras ou separadas entre 25 e 34 anos. Na verdade, quase metade das pessoas solteiras permite com que seus animais de estimação durmam com eles a noite, mas a má notí­cia é que as coisas mudam para pior quando se casam! Neste momento, metade dos animais de estimação perdem o privilégio e têm de encontrar outro lugar para dormir.


Os pesquisadores não dão um nome a este fenômeno "que poderia ser substituição no cobertor", mas sabem do que chamamos nossos animais de estimação. Dizem que dois entre três donos de cães e pássaros dão nomes humanos a eles. Estes nomes provavelmente sejam mais simpáticos do que os que os animais usam em relação a seus donos após serem expulsos da cama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário