quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Plantas que curam: Melão


Descrição : da família das Cucurbitaceae. Também conhecida como meloeiro, melon (inglês, francês), melón (espanhol), melone (italiano). vegtal rastejante ou trepadeira anual, de crescimento rápido, com caule flexível, herbáceo e muito ramificado, com a presença de gavinhas. As folhas grandes são arrendondadas e com a base cardatas. As flores solitárias são masculinas e femiinas, de cor amarelada. Dessas flores se frorman os frutos, que, de acordo com a variedade cultivada, se diferenciam pela forma, arrendodada ou avaladas, e pelos desenhos de casca, com gomos no smelões rajados, ou ligeiramente enrugada nas variedades mais comuns. esse frutos são recheados por semntes. Reproduz-se por semntes, devendo a semeadura ocorrer nas últimas semanas da primavera, em covas onde se enterram 4 a 4 sementes. Após o crescimento, devem ser retiradas as plantas mais fracas, dexinado crescer soente as robustas. POde ser cultivado deixando que se espalhe pelo terreno ou sustentadas em estacas verticais. O solo deve ser, de preferência, fracamente ácido, arenoso ou areno-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. Cresce e produz melhor sob temperaturas que variem entre 25C e 30C, em local bem exposto e ensolarado. Os frutos devem ser colhidos maduros, quando exalam um perfume bem intenso.

Modo de conservar : O fruto maduro pode ser consumido fresco ou em forma de compota.
Origem : Ásia centro-meridional, e foi introduzida no Brasil, atravéz da Bahia, no século XVI.

Princípios Ativos: carboidratos, proteínas, sais minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio, sódio), vitaminas A, B1, B2, B5, C.

Propriedades medicinais: alcalinizante, antibiótica, antileucêmica, antimutagênica, antioxidante, calmante, diurética, hidratante, refrescante.


Indicações: acidose, cálculos biliares, cirrose hepática, colite, convalescença, dietas de emagrecimento, disenteria, falta de apetite, febre, gota, hemorróidas, inflamações das vias urinárias, insuficiência hepática, leucorréia, prisão de ventre, uretrite, reumatismo, tênia.

Parte utilizada: frutos.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Modo de usar: "in natura" puro, sucos, saladas, saladas de frutas.
Tratamento de pessoas debilitadas ou convalescentes; anemias; repositor de potássio; laxante suave : em 2 ou 3 fatias da polpa do melão adicione mel. Coma, antes das pricnipais refeiçòes.
Tratamento de olhos cansados e pélpebras inflamadas; contusões : retire a casca, aotendo uma polpa. Amasse bem até adquirir a consistência de uma pasta. aplique sobre as pálpebras ou sobre a local afetado, por 15 minutos. Em seguida, lave com água morna.
Máscara nutrutiva, auxiliar no tratamento da pele seca, cansada e recuperação da elasticidade : raspe com um colher a polpa raspada,a dicione 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de óleo vegetal. Misture e amasse bem. Aplique no rosto por 30 minutos. Retire a máscara com água morna, sem esfregar.
Alimento nutritivo : retire a casca de um melão, corte a polpa e pequenos pedaços de reserve. faça uma calda com 3 copos e reserve. Faça uma calda com 3 copos de água e 3 copos de açucar cristal. Junte o melão e deixe ferver por 5 minutos. Retire a fruta e deixe a calda ferver por mais de 10 minutos. Derrame a calda sobre a fruta, deixe esfriar completamente e guarde em recipiente tampando. Coma uma pequena porção.

Um comentário:

  1. nos animes o melão japones e muito falado principalmente do zack bell!! :))

    ResponderExcluir