Brigadeirão
* 2 latas de leite condensado
* 1 xícara de leite
* 6 gemas
* 5 colheres de sopa de chocolate em pó
* 1 colher de sopa de manteiga
Prepare uma forma para pudim de 20 cm untando com manteiga e polvilhando com açúcar. Para esta versão, eu caramelizei quatro formas redondas de 10 cm da seguinte maneira:
Aqueça 1 e 1/2 xícara de açúcar em uma penela em fogo alte, sem mexer muito, até o açúcar derreter e ficar marrom claro. Distribua esse caramelo nas formas e espalle cobrindo fundo e laterais com uma colher de pau, de preferência usando pegadores de panela, para não se queimar. Sério: açúcar queimado queima MUITO, e eu tenho uma cicatriz na mão há anos pra provar.
Pre-aqueça o forno a 200 graus, coloque uma assadeira alta que caiba todas as formas dentro do forno e coloque água bem quente até a metade da assadeira.
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Distribua entre as formas preparadas, cubra com papel alumínio e coloque com cuidado na assadeira com água que já está dentro do forno.
Asse por mais ou menos duas horas, ou até ficar mais firme nas laterais. Se a água secar, complete, senão o pudim fica ressecado.
Deixe esfriar e coloque na geladeira por umas 6 horas (melhor de um dia para o outro). Para desenformar, passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o pudim, peça pra Nossa Senhora do Doce te ajudar e vire num prato. Os meus sempre saem inteiros.
Decore com chocolate granulado a gosto ou faça a frescurite abaixo.
Pé-de-Moleque (praliné) de Castanha de Cajú
* 1/2 xícara de castanha de cajú quebrada grosseiramente
* 1 xícara de açúcar
Unte uma assadeira com óleo . Distribua as castanhas quebradas sobre a assadeira mais ou menos próximas.
Coloque o açúcar numa panelinha antiaderente e novamente derreta o açúcar até caramelizar. Vá pingando esse caramelo sobre as castanhas de cajú, formando desenhos. Deixe esfriar, quebre em pedaços e empregue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário