terça-feira, 1 de setembro de 2009

Identificada contaminação de humanos por nova linhagem de HIV


Foi identificada no Camarões uma mulher infectada por uma nova linhagem do vírus HIV, o causador da AIDS. Enquanto o vírus comum, que está a solta por aí (lembrete amigável: use sempre camisinha!) é de uma linhagem que pulou para os humanos vinda de chimpanzés, o vírus identificado na mulher veio de uma espécie de gorila. Esse fato corrobora com a tese de alguns cientistas que o HIV surge com uma certa regularidade em primatas, e já pularam deles para os humanos outras vezes.

Os cientistas ainda não conseguem determinar como foi dada a contaminação, mas como a paciente afirma não ter comido carne de gorila, ou ter tido contato algum com eles parece provável que ela tenha sido contaminada pelo contato com algum outro humano já contaminado. Testes de DNA feitos no vírus reforçam a hipótese que a transmissão não foi feita diretamente do gorila.

Até o momento a paciente não apresenta comprometimento do sistema imunológico, e os médicos esperam que, como os vírus de gorila e de chimpanzé são muito parecidos, ela responda ao tratamentos com os retrovirais convencionais.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário