quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cachorros: Má-criação com visitas


http://www2.uol.com.br/focinhos/petsnodiva/petsnodiva_04.shtml

Por Alexandre Rossi

Quando chega visita em casa, seu cachorro salta para cima da pessoa, com as patas sujas de barro? Não dá sossego, pula no colo, morde a mão que tenta lhe fazer um carinho, late sem parar ou, pior, usa a perna das pessoas para esboçar atos sexuais? Ou tem o hábito de regar o tapete da sala com uma bela esguichada de xixi?

Essas atitudes fazem parte do repertório comportamental de cães nada bem-educados quando na presença de estranhos. São cachorros que associam a visita com entretenimento, oportunidade de aprontar, ou simplesmente querem chamar a atenção, por se sentirem enciumados ou ignorados.

Muitos donos não entendem por que o cão, muitas vezes comportado, se transforma no diabo-da-tasmânia quando chega estranho em casa. É importante observar que ele entende o contexto do que acontece. No dia-a-dia, quando seu cão apronta, você constata o flagrante e já lhe dá uma boa bronca, mas, diante da visita, fica chato soltar aquele berro costumeiro. Aí, pronto! O cachorro percebe que a bronca não vem e transforma esses momentos em ótimas oportunidades para aprontar!

Muitas pessoas conseguem resolver tais problemas sem lançar mão de punições. Há métodos inteligentes e muito eficientes que oferecem alternativas de comportamento para o seu cão, o que não quer dizer que a punição nunca seja necessária.

Em primeiro lugar, você deve ensiná-lo a se comportar bem com você e as demais pessoas da casa para ser bem-sucedido diante das visitas. Não se iluda achando que seu cão ficará obediente durante uma ceia especial se ele costuma latir todos os dias durante o jantar, ou que ele não vá pular e sujar as visitas de barro se é assim que ele recebe você diariamente.

Temos de entender que, quando os cães apresentam determinados comportamentos, eles não querem nos irritar, apenas chamar a atenção.

Um bom truque é escolher um brinquedo que pertença ao seu cão e, sempre que ele tentar chamar a sua atenção com esse brinquedo, pare o que estiver fazendo, corra atrás dele, brinque ou chame-o pelo nome, inclusive quando você estiver recebendo visitas.

Assim, quando ele estiver carente, querendo atenção e carinho, irá brincar ou destruir o tal brinquedo, e não atacar móveis ou almofadas.

Antes que o cão venha urinar ou defecar dentro de casa na presença de visitas, a dica é, assim que perceber suas atitudes, recompensá-lo com atenção e petiscos. Apesar de ser obrigado a deixar a visita sozinha para dar a recompensa ao bicho, você não terá de enxugar o tapete da sala nem pedir desculpas pelo mau cheiro.

Agora, o que fazer quando o cão tenta copular com a perna da visita? Nesse caso, a ação deve ser impedida exatamente no momento em que começa, já que cada segundo que passa o cachorro estará sendo recompensado pelo próprio prazer gerado pela atividade. O simples fato de seu cachorro ser interrompido de forma brusca, e no instante exato em que iniciar "aquela atividade", já cria grandes chances de resolver o problema.

Espirrar água

Em caso de insistência do cão, e ele não largar a perna da visita, espirrar água na cara dele (cuidado para não atingir os ouvidos), pode ser uma saída mais imediata e refrescante. Porém, lembre-se de não fazer isso em tom de brincadeira, pois em pouco tempo ele vai adorar e querer repeteco.

Misturar substâncias amargas à água para aumentar a eficiência da bronca. Nesse caso, é melhor consultar o veterinário sobre o que usar, para não provocar alergia. As mais inofensivas são a citronela (pura, sem óleo) e alguns produtos amargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário