sábado, 26 de setembro de 2009

Cientistas descobrem água na Lua! E em Marte também!

Lua

Coincidência ou não, na mesma semana equipes totalmente diferentes conseguiram detectar a presença de água na Lua e em Marte.

Um espectrômetro à bordo da sonda indiana Chandrayaan-1 foi o primeiro instrumento à apontar a presença de água na Lua. Em seguida as sondas Cassini e Epoxi, da NASA confirmaram a descoberta. A quantidade de água está longe de formar rios, lagos ou mesmo poças na superfície. Nas áreas analisadas pelas equipes, especula-se que há aproximadamente 900 gramas de água para cada tonelada de solo. Apesar de não ter aplicação prática imediata, já que é inviável extrair esta água para uso pelos astronautas, a descoberta levanta questões sobre a origem destas moléculas e como elas influem na mineralogia lunar.

Para ser justo, em Marte os cientistas já sabiam da existência de água congelada. A missão Mars Phoenix já tinha até tropeçado em alguns pedaços quando pousou por lá. A novidade é que o impacto de meteoritos revelou depósitos de gelo muito longe das calotas polares marcianas, em regiões onde devido ao clima, os cientistas não imaginavam que poderia haver gelo. Outra suspresa foi a pureza do gelo encontrado. Enquanto os cientistas imaginavam que o gelo teria 50% de pó do solo marciano em sua composição, as novas crateras contém gelo com 99% de pureza!

Ao contrário do gelo lunar, muito esparso e encontrado apenas na camada superior do solo, o planeta vermelho o possui também em estratos mais profundos, chegando até a 2,5m da superfície.

Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário