Um equipamento que funciona como “fiscal da idade” está ajudando o Japão a manter o fumo longe dos adolescentes. Para comprar cigarros em máquinas, as pessoas precisam mostrar o rosto em frente a uma câmera que consegue medir o envelhecimento e decidir se o comprador tem ou não idade para fumar. No país, menores de 20 anos não podem comprar cigarros.
A primeira versão da máquina teve que ser aperfeiçoada, pois alguns adolescentes conseguiam comprar cigarro colocando a foto de um adulto na frente da lente. Agora, é preciso ficar piscando para provar que é uma pessoa de verdade.
O equipamento bate várias fotos do fumante e um programa de computador faz o julgamento. Às vezes, erra, quando a pessoa fez plástica ou parece mais jovem do que é. Nesse caso, o aparelho aceita a carteira de motorista como prova da idade.
Fiscais do fumo
Na cidade de Yokohama, próxima à capital do país, não é permitido fumar nem nas ruas. Fumódromos fechados foram construídos nas calçadas e só se pode fumar lá dentro, para que a fumaça não incomode os outros pedestres.
Quem não segue as regras pode ser multado em até R$ 50 por fiscais bem treinados. A multa é cobrada na hora, e quem não tem dinheiro pode pagar mais tarde, pelo correio.
No Japão, 30% dos adultos fumam. As regras duras podem tirar o país da lista dos que mais consomem cigarros no mundo ou - ao menos - evitar que os fumantes incomodem os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário