A gastronomia japonesa oferece capricho e imaginação à apresentação das refeições, com sua comida cheia de cores e texturas e a delicadeza que envolve o seu preparo.
Tradicionalmente, a cozinha japonesa tem os seguintes conceitos: cinco cores, cinco métodos de cozedura e cinco sabores. Cabe a um bom cozinheiro saber encontrar o equilíbrio entre eles na preparação de uma refeição.
No preparo dos alimentos, os cinco métodos são: o cozimento a vapor, a forma mais adequada para manter o sabor natural dos alimentos, o grelhamento, a fritura, os preparos crus e a cozedura pelo processo do vinagre. Em uma refeição simples, no entanto, não se incluem todos estes processos. Nunca é duplicado qualquer estilo de cozimento, mas em uma refeição mais elaborada, incluirá um de cada estilo.
As cinco cores são: preto ou púrpura, branco, vermelho ou laranja, amarelo e verde. Como exemplo, em uma paleta de cores inclui-se o verde representado pelo espinafre, o preto das algas, o vermelho-laranja das cenouras, o branco do tofu (queijo feito a base de soja) e o amarelo do milho.
Os cinco sabores são: o doce; o salgado; o azedo; o amargo e o de especiarias. O sabor amargo, contrariamente aos julgamentos, não é de dispensar, pois em pequenas quantidades equilibra o paladar, e alguns pratos são especialmente apreciados por este fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário