quinta-feira, 30 de julho de 2009

Curiosidades felinas: Dr. Pet fala sobre a inteligência dos gatos!


É muito comum donos de cães e de gatos tentarem argumentar a favor da inteligência do bichinho preferido deles.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre a inteligência dos gatos e entender porque é tão complicado compará-la com a de outras espécies.

Missão Impossível

Os humanos são considerados – por nós mesmos, é claro – o ser mais inteligente do planeta.

Mas quando se trata do mundo animal, dizer se este ou aquele bicho é mais ou menos inteligente que outros, é uma resposta complexa e quase impossível de ser dada.

De um modo geral, a inteligência está relacionada a algumas capacidades cerebrais (cognitivas) como memória, capacidade e velocidade de processamento (respostas), insigth, capacidade de observar e relacionar, de aprender e reter o aprendizado.

Ser ou ser, eis a questão

Os gatos demonstram todas essas capacidades. Logo, são inteligentes. Mas como acontece com outros animais, alguns gatos são mais inteligentes que outros.

A inteligência do seu gato vai depender da genética e da criação dele. Bichanos filhos de pais inteligentes tendem a ser mais inteligentes, assim como acontece com gatos que foram alimentados de forma correta e bastante estimulados, principalmente quando jovens.

É uma ordem!

Muitos acreditam que o gato é mais inteligente que o cachorro porque não se submete a ordens. Tá certo que obedecer não é necessariamente um sinal de inteligência. Mas ato de não obedecer também não é.

Os cães têm uma predisposição natural para mandar ou ser mandados, já que evoluíram como membro de um grupo – os lobos – dentro do qual a hierarquia era fundamental. Se não se submetessem ao líder, poderiam ser expulsos do grupo e até morrer de fome.

Já com os gatos a situação é bem diferente… São caçadores solitários natos. Nunca dependeram de outros felinos para caçar suas presas. Portanto, não precisavam se submeter a ninguém para sobreviver.

Conclusão: não espere que os bichanos acatem ordens da mesma maneira que os cães. Não por ser um mais inteligente que o outro, mas sim porque o cachorro precisa da nossa aprovação, e o gato não.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/bichoamigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário