terça-feira, 28 de julho de 2009

Chawan Mushi [茶碗蒸し] | Pudim salgado a vapor


O chawan mushi [茶碗蒸し] é um creme de ovos salgado, com consistência e método de preparo semelhante ao pudim. O prato, normalmente servido como acompanhamento quente, é preparado através do cozimento a vapor. A palavra traduzida literalmente significa:

chawan = tigela
mushi = cozido a vapor

Não existem muitos registros sobre a origem do referido prato. Mas sabe-se que surgiu na Era Edo, por volta de 1790 na cidade de Kyo, Osaka, expandindo-se posteriormente para Edo (atual Tóquio) e Nagasaki.

Yossou Yoshida [吉田吉宗], do clã Iyo da província de Ehime, situado na ilha de Shikoku, quando passava por Nagasaki, experimentou e apaixonou – se pelo sabor do chawan mushi, ainda pouco difundido na época. Decidiu então, em 1899, abrir um restaurante especializado em chawan mushi, nomeando-o Yossou [吉宗], na cidade de Nagasaki.

Após vários experimentos, Yossou definiu 9 ingredientes como sendo recheios básicos e tradicionais do chawan mushi: frango, kamaboko [カマボコ] (massa prensada de peixe), anago [アナゴ] (tipo de peixe), ginnan [銀杏] (semente de nogueira), shiitake [椎茸] (cogumelo), takenoko [筍] (broto de bambu), fu [麩] (pão desidratado), mitsuba [三つ葉] (trifólio) e peixe branco. Porém, atualmente os recheios do chawan mushi variam de acordo com o gosto e costume das pessoas.

Segue abaixo uma receita básica de chawan mushi:

Ingredientes:
[creme de ovo]
- 2 unidades de ovo
- 2 copos de dashi (caldo de peixe)
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 1 colher e 1/2 de shoyu
- 1 colher de sobremesa de saquê mirin

[recheio]
- 4 camarões
- 100g de peito de frango
- 1/2 colher de sobremesa de shoyu
- 2 unidades de shitake fresco
- 4 fatias de kamaboko
- 8 unidade de ginnan
- 8 folhas de mitsuba

Modo de preparo:

1. Quebrar os ovos e misturá-los com o caldo dashi. Coar o líquido formado com um pano ou peneira. Temperar com shoyu , o saquê mirin e sal.
2. Preparar os ingredientes do recheio: limpar os camarões e cortar o frango em pedaços pequenos. Fatiar os cogumelos em tiras de aproximadamente 5mm.
3. Arrumar todos os ingredientes do recheio no fundo das tigelas. Despejar a mistura por cima e colocar as folhas de mitsuba na superfície.
4. Estourar as bolhas de ar da superfície e colocar as tigelas em cima para cozinhar em banho-maria. Cozinhar em temperatura moderada, em fogo baixo, de 15 a 20 minutos. Servir ainda quente no mesmo recipiente no qual é cozido.

Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário