quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Animais e o último adeus


Fique por dentro de 12 curiosidades sobre um dos momentos mais tristes para quem tem um bichinho de estimação: sua morte...

1. O cão mais velho do mundo foi um Boiadeiro Australiano chamado Bluey. O animal nasceu em 1910 e precisou ser sacrificado em 1939, com 29 anos e cinco meses.

2. Segundo o Guiness Book, o recorde do gato mais velho do mundo pertence à Spike, um bichano doméstico que viveu na Inglaterra até 2001, quando faleceu aos 31 anos, algo em torno de 140 anos humanos. Outro gato inglês reclama o título, mas como seu dono não conseguiu provar os possíveis 34 anos do animal, Spike continua com o título.

3. Bichos morrem com os olhos abertos. O mesmo vale para os seres humanos, já que é preciso uma contração muscular para que as pálpebras se fechem.

4. Muitos pets se escondem quando estão doentes. Esse comportamento é uma forma de defesa, uma vez que na natureza ele não pode se mostrar vulnerável, caso contrário, acaba sendo capturado por seus predadores.

5. Muitos donos de animais acreditam que quando seu bichinho morre de uma hora para outra, foi uma morte calma, sem sofrimento. Mas, infelizmente, muitos bichos sofrem sileciosamente por dias antes de finalmente morrerem.

6. Quando os humanos morrem, o primeiro sinal que perdem é a visão e o último é a audição. O mesmo é verdade para cães e gatos.

7. Muitos pets continuam respirando e tendo contrações musculares até pouco tempo depois que o seu coração para de bater.

8. Cães não sofrem de parada cardíaca (infarto no miocardio) como os humanos. Nos animais o termo é utilizado para definir um colapso, morte súbita ou perda de consciência, mas na verdade, é apenas uma forma para que o dono compreenda melhor o caso.

9. Os humanos não são os únicos seres vivos que enterram seus mortos. Chimpanzés, por exemplo, já foram vistos cobrindo o corpo de seus companheiros. Cientistas também já observaram que os elefantes tocam gentilmente o esqueleto e as presas dos cadáveres de sua manada após o processo de decomposição do corpo.

10. Os faraós do Antigo Egito acreditavam que na vida após a morte eles viveriam na companhia de seus antigos animais de estimação. Portanto, os pets eram constantemente mumificados e enterrados com seus donos.

11. Os animais têm praticamente todas as doenças que os seres humanos têm, desde problemas cardíacos, a diabetes, câncer e problemas articulares.

12. Muitos optam por enterrar o amado peludo no quintal ou jardim de casa quando morrem, mas saiba que nem sempre isso é permitido. É sempre bom conferir com a prefeitura ou condomínio se a lei permite que pets sejam enterrados no local.

Fonte: http://petmag.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário