Google+ Followers

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saúde: Como avaliar a condição corporal do seu cão?


Observar a condição corporal do seu cão vai ajudar você a descobrir se ele está passando por algum problema.

Costelas aparentes, ossos visíveis, ausência de gordura e perda de massa muscular indicam que o cachorro está subalimentado.

Já se ele apresenta gordura corporal evidente, ausência de cintura e protuberância abdominal, provavelmente está sobrealimentado.

O ideal é que você consiga apalpar as costelas do animal e que elas estejam com a mínima cobertura de gordura. O abdômen deve estar retraído e a cintura facilmente observada quando vista de cima.

Lembre-se: com a alimentação correta e pequenos cuidados, seu cão vai ter uma vida muito mais incrível e saudável.

Manter vigilância constante e saber observar corretamente o corpo e as atitudes de seu animal pode ajudá-lo a ficar sempre saudável, dentro do peso e nutrido corretamente. A veterinária Cláudia Perillo forneceu dicas valorosas para auxiliar donos a cuidar de seu pet, apenas observando a condição corporal dele:

1-Para saber se o seu animalzinho está saudável, é preciso, em primeiro lugar, atentar para os seguintes itens: você está oferecendo a alimentação adequada, nas proporções corretas? Qual a frequência e quantidade de água que seu pet bebe, e quantas vezes ele urina? Suas fezes estão saudáveis? Ele está se locomovendo tranquilamente? Além desses itens, que são básicos, observe também se o animal apresenta tosse/espirros ou secreções nos olhos, nariz e genitais; se está sempre disposto para brincadeiras; e, principalmente, fique atento e verifique se o animal apresenta atitudes que fujam do convencional.

2-É possível saber que seu pet não está bem se: ele não vem quando é chamado, anda com dificuldade, tosse ou espirra, apresenta vômitos ou diarréia, não quer comer e nem brincar, chora ao balançar a cabeça… Além dos sintomas já relacionados, como costelas muito aparentes ou gordurinhas ''sobrando''. Estes são sinais claros de que sua saúde física não vai bem, e você precisa levá-lo ao veterinário para saber o que está havendo.

3-Prevenir é sempre a melhor maneira de manter a saúde dos animais. Então, é saudável providenciar alimentação de boa qualidade, vermifugação adequada e periódica, vacinação nas datas corretas. Escove sempre seus dentes, não ofereça guloseimas, evite banhos excessivos para que a pele se mantenha íntegra e com a oleosidade natural que a protege e, principalmente, dê a seu pet muito amor e carinho.

Fonte: Purina

Nenhum comentário:

Postar um comentário