A “baba” ou gel azul que podem ver na imagem está ajudando a limpar a contaminação por radiação que afeta à zona ao redor da planta nuclear de Fukushima no Japão. Trata-se de um líquido especial que, após cair sobre uma superfície, se endurece e é possível retirá-lo tirando com ele todas as partículas microscópicas – incluindo as que são radiativas – e outros contaminantes.
Chama-se DeconGel, e as autoridades japonesas estão limpando tudo com isto: desde estradas a edifícios.
O DeconGel foi descoberto por acidente por uma empresa hawaiana chamada Skai Ventures. Um de seus pesquisadores estava trabalhando em uma solução, e por acidente, caiu um pouco ao chão. Quando a foi limpar, a solução se tinha solidificado, e ao retirar o filme que se formou, sacou também toda a sujeira que estava colada.
O gel converteu-se em um produto comercial, mas não em um hit de superventas. Depois do desastre nuclear, a companhia doou 100 barris de 18 litros cada um para contribuir à limpeza no Japão – e após o teste, os japoneses ordenaram mais quantidades.
Quando o DeconGel cai sobre uma superfície, o que faz é encapsular todo o que não é nativo ao material mesmo, chegando até níveis microscópicos, o que permite retirar partículas radiativas. Tradicionalmente, a radiación remove-se simplesmente lavando as superfícies com água e com sabão, mas o DeconGel parece uma alternativa bem mais efetiva.
Ao lavar com água e sabão o que se faz ao final é deslocar as partículas perigosas na água, o que aumenta o perigo de que se filtre para outras áreas. O DeconGel, como se endurece, pode ser guardado com o lixo radiativo.
Fonte: FayerWayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário