quinta-feira, 26 de maio de 2011

Shell quer construir o maior barco do mundo

 
A companhia petrolera holandesa Shell anunciou um plano para construir a maior coisa feita pelo homem que alguma vez tenha flutuado sobre o mar. É o Prelude FLNG Project, um barco gigante que obterá gás natural desde o fundo do mar. Se espera que extraia o equivalente de 110.000 barris de gás por dia.

O barco deixará em vergonha aos maiores dos barcos de guerra que existem hoje, com 488 metros de longo, 74 metros de largo e 250 metros de altura, deslocando 600.000 toneladas de água. Segundo Shell, será capaz de resistir tifones de categoria 5 e será construído em uma fábrica na Coréia.

Em vários aspectos, este barco é quase uma ilha flotante, que será instalada ao nordeste da Austrália por 25 anos enquanto retira de ali o hidrocarburo. O barco esfriará o gás natural a -162ºC para reduzir seu volume umas 600 vezes, permitindo enviar aos clientes através da Ásia.

Shell não tem dado a conhecer o que lhe custará construir este projeto. A companhia espera começar a construção em 2017, esperando ganhar muito dinheiro com isto.

Fonte: FayerWayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário