segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pai exigente: Cão Obediente


Pode parecer absurda a ideia, mas o excesso de atenção e carinho na hora errada é um dos principais motivos de problemas de comportamento canino. Isso é o que acredita o adestrador Guilhermo Coelho. Para o especialista, deixar o animal muito à vontade abre espaço para a desobediência, que ainda que pequena, pode gerar atitudes agressivas do animal, quando contrariado. “Desobediência vem do desrespeito. Quando seu cão não te obedece, ele está dizendo ‘eu não respeito sua autoridade o suficiente para aceitar suas ordens’, mesmo que ele tenha um amor enorme por você".

Guilhermo explica que, a princípio essa ideia pode parecer cruel, mas é importante que o cachorro reconheça quem está no comando. “O dono precisa se acostumar com o conceito de que, aos olhos de seu cão, ele tem que ser o cachorro alfa. Isso é fundamental para um relacionamento saudável com ele”.

Para deixar bem claro quem está no comando e assim, proteger o animal de futuros problemas, Guilhermo orienta que o dono deve reestabelecer sua dominância na casa. E o primeiro passo para isso é sempre que deixar a residência ou o carro, sair primeiro que o animal, como explica o especialista. “O cachorro alfa sempre vai à frente. Se você o deixar sair de casa ou do carro na frente, você está dizendo ‘você é mais forte que eu; você deve ir primeiro pois você é o líder’”.

Durante as refeições, a ideia é a mesma; o dono e a família devem comer antes que o animal. “O cachorro alfa é o que sempre come primeiro na matilha. Portanto você e sua família almoçam ou jantam primeiro, só então você serve a comida do pet”, explica. Guilhermo orienta ainda que quando o dono for dar a comida, é preciso fazer o animal sentar e esperar até que ele seja liberado para comer.

Outra dica dada pelo adestrador é restringir a circulação do pet dentro de casa. O cão deve entender que permanecer dentro da residência é um privilégio que você lhe concede, não um direito que ele tem. “Mantenha certas áreas da casa proibidas para ele, como sua cama, sofás, cadeira ou alguns cômodos”, orienta.

Além de todas essas dicas, Guilhermo chama atenção para um ponto crucial: o dono deve tentar manter uma rotina de adestramento de 15 minutos ao dia com o pet. Ele lembra também que a melhor forma para isso é usar o reforço positivo, que é uma maneira muito mais agradável de estabelecer sua autoridade. “15 minutos é o máximo que cachorros conseguem manter a concentração, depois reduza para 10 e depois 5 minutos, só para repassar os comandos e nunca mais vai ter problemas”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário