terça-feira, 6 de abril de 2010

Conheça os diversos tipos de cachorros


A amizade dos seres humanos com os cães já dura mil de 15 mil anos, e já ajudaram a humanidade de diversas formas. Conheça alguns desses papéis que ajudaram a moldar as raças que conhecemos hoje.

Guarda

Acredita-se que a primeira função dos cães para os seres humanos foi a guarda, quando matilhas de lobos se aproximaram das comunidades nômades em busca de comida e serviam como um alarme natural de alerta para a presença de predadores. Por esse motivo, nem todas as raças de guarda precisam ser grandes e ferozes como o Rottweiler ou o Pastor Alemão. O Pinscher, por exemplo, é um animal muito esperto e territorial apesar do tamanho que late muito ao detectar qualquer intruso.
Ex: Bull Terrier, Buldogues, Cães de Briga, Molossos, Pinschers e Pit Bulls

Caça

Após a guarda, a caça foi a atividade na qual os cães mais se destacaram em parceria com o ser humano. Diferentes raças foram surgindo a partir de papéis que o animal desempenhava na caçada e do tamanho das presas. Os Dachsund, os simpáticos “cão salsicha”, são finos para entrar nas tocas de texugos e espantar os animais.

Apontadores: São treinados para apontar a direção da caça.
Ex: Os Bracos e Pointers.

Retrievers: São treinados para recuperar a caça, normalmente aves pequenas. Os cães de água são um tipo de retriever, que tem o pelo adaptado para resistir à água.
Ex: Os Spaniels e o Cão d'agua Português

Cães de perseguição: São usados para localizar e perseguir a presa, como os famosos sabujos, que conseguem sentir o cheiro de um animal até quatro dias após ele ter passado pelo local. Algumas raças utilizam a visão, como é o caso do rápido Galgo, para perseguir presas velozes como lebres e gazelas.
Ex: Galgos, Beagle e Foxhound Americano
Pastoreio

Conforme os seres humanos deixaram o modo de vida nômade e se estabeleceram de forma sedentária, os cães passaram a ser usados não para caçar o alimento, mas para protegê-lo. Os pastores costumam ser muito inteligentes, obedientes e carinhosos. Muitos também cuidam da guarda do rebanho contra predadores durante a noite.
Ex: Border Collie, todos os cães pastores, ovelheiros ou boiadeiros
Companhia

Cães de companhia são animais selecionados para fazer companhia e funcionar como símbolo de status às pessoas, muito associado com as camadas superiores de diversas sociedades. Em geral são animais pequenos, que cabiam com facilidade no colo da nobreza. Segundo a lenda, o Pequinês foi reproduzido para ser tão pequeno ao ponto de caber na manga dos longos roupões das damas da aristocracia chinesa.
Ex: Pequinês e Chihuahua
Cães de salvamento

São animais de grande porte especializados no salvamento de pessoas, seja na água ou em terra firme. A raça mais popular desse tipo é certamente o São Bernardo, que se popularizou por ser a raça usada pelos monges de um albergue nos alpes suíços para salvar viajantes perdidos em meio à neve ou nevoeiros. Outros tipos de cão de salvamento são utilizados para salvar marinheiros ou passageiros que caem na água, como é o caso do Terra-nova, que apesar do seu tamanho nada com surpreendente graciosidade.
Ex: São Bernardo e Terranova

Trenó

Nas regiões mais geladas e inóspitas da terra, os cães foram utilizados para transportar as pessoas onde os cavalos não resistiram. Costumam ser animais muito fortes, com um grande vínculo de matilha, além de uma pelagem resistente para suportar as temperaturas gélidas.
Ex: Husky Siberiano e Malamute do Alasca

Nenhum comentário:

Postar um comentário