sexta-feira, 2 de abril de 2010

A coisa tá ficando preta para usuários de Torrent


Por mais que muitos considerem injusto e ineficiente processar os usuários de torrent e tentar tirar os sites do ar (afinal, quando um site de torrent morre, 2 aparecem no lugar), essa é uma prática que ainda é amplamente adotada pelos detentores de direitos autorais.

E a coisa está ficando preta, com cada vez mais processos e ações por parte de entidades e gravadoras. Essa semana uma corte americana “sugeriu” que o famoso site Isohunt instalasse um filtro de palavras-chave com o objetivo de impedir que conteúdos protegidos fossem enviados pelo site. Gary Fung, o criador do site, disse não acreditar nessa medida pois ela irá filtrar também arquivos legais e isso é um ataque à liberdade de expressão. Ele pretende criar uma versão “light” do site para tentar resolver o problema. Vamos ver se o juiz aceita.

Mas esse caso é fichinha perto do absurdo que o U.S. Copyright group fez ao processar 20 mil pessoas por baixar ou compartilhar arquivos on-line. E, para piorar, eles ainda entrarão na justiça contra mais 30 mil pessoas. Os métodos usados para se identificar usuários na rede são ainda muito imprecisos e em um universo de 50 mil pessoas, é certo que muitos inocentes serão afetados.

O pior é que esses inocentes acabarão pagando um acordo de alguns milhares de dólares por não possuírem recursos para pagar uma defesa legal apropriada (isso é caríssimo nos EUA). Com isso a indústria do entretenimento continua prejudicando seus fãs e lutando para conseguir qualquer trocado que conseguirem antes de morrerem uma morte lenta e dolorosa.

Fonte:http://www.fayerwayer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário