quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parte do palácio de Nero em Roma desaba


Parte do telhado do Palácio Dourado do imperador Nero, da antiguidade romana, ruiu ontem, suscitando temores de que o sítio não tenha condições de segurança para receber as multidões de turistas que o visitam todos os anos.

O Palácio Dourado - ou Domus Aurea - de Nero fica no alto de uma colina que dá para o Coliseu. Foi construído no século 1 d.C. e vem apresentando problemas estruturais desde que foi aberto ao público, em 1999.

Trabalhadores estavam realizando reparos no local quando parte do telhado desabou, levando uma seção do jardim sobre o telhado a cair dentro do palácio, cobrindo uma área de cerca de 100 metros quadrados, segundo autoridades. O desabamento não deixou feridos.

Nero ergueu seu palácio após o grande incêndio de Roma em 64 d.C., com o objetivo de ser um local para festas, mais que uma residência. Parcialmente folheado a ouro, suas paredes foram decoradas com pedras semipreciosas e afrescos.


Especialistas no local disseram que a parte do telhado que desabou foi um segmento construído após o palácio de Nero, conhecido como galeria de Trajano, e que não ficava normalmente aberta ao público. O imperador Trajano reinou de 98-117 d.C. e construiu os banhos de Trajano sobre o Domus Aurea.

Mas o desabamento desta terça deve reacender a discussão sobre o estado lamentável em que se encontram os sítios arqueológicos de Roma, afetados pela erosão.

O Domus Area, que atrai a média de 1.000 visitantes por dia, foi fechado no final de 2005 por mais de um ano, depois de o Ministério da Cultura ter dito que não podia garantir a segurança de visitantes e funcionários.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário