quinta-feira, 22 de abril de 2010

Novo tipo de sal pode tornar salgadinhos mais saudáveis


Se você não matou muitas aulas de química na escola deve saber que o sal de cozinha que usamos quotidianamente é formado por pequenos cristais cúbicos de Cloro e Sódio. Deve saber também que o excesso de sal é um grande vilão para a alimentação saudável e é uma das coisas que torna os salgadinhos, chips e batatinhas um tormento para nutricionistas no mundo todo.O que você não sabia é que o formato do cristal de sal colabora em muito para essa situação.

O que acontece é que seus cristais tem uma área pequena e apenas 20% dele é dissolvido na língua quando você come. Ou seja, apenas 20% do sal na sua comida é aproveitado como sabor, mas 100% dele vai ajudar a subir sua pressão arterial.

Uma pesquisa levada a cabo pela Lay’s (Elma Chips, no Brasil) pretende diminuir a quantidade de sal nos alimentos justamente mudando a forma dos cristais. Com um cristal que se dissolvesse inteiramente na boca poderia ser possível usar 1/5 do sal usado hoje, preservando o mesmíssimo sabor. Pretentem tornar o sal mais salgado, por assim dizer. Então menos sal seria necessário, o que seria melhor para a saúde.

A pesquisa está em estágio avançado, mas não foi divulgado quando o novo sal começará a ser usado nos salgadinhos.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário