segunda-feira, 9 de julho de 2012

Blog "Rosa De Hirashima"


O Blog "Rosa de Hirashima", http://rosadehirashima.blogspot.jp, é da Claudia Hirashima Dias.
Eu já conheço esse blog a algum tempo e venho aos poucos conhecendo a Claudia também.
O que me conquistou nela, foi sua maneira de escrever suas postagens.
Ela conta certas coisas que eu realmente não tenho coragem rs
Ela é muito sincera, meio louca penso eu rs
Mas, na verdade, eu é que não gosto de escrever sobre certos assuntos rs, meio medroso, mas ela vi lá e pronto.
Tem vários posts assim lá rs
Mas, eu vou escrever um mais light rs
Vejam só:

Muito prazer, meu nome é... como é meu nome, mesmo?

Lendo a coluna da Lilian, na revista Alternativa desta quinzena, me fiz a pergunta "qual é o meu nome?".

Reproduzo uma parte do texto:

No momento de registro de uma criança estrangeira na escola pública japonesa, três informações são fundamentais. O endereço, para definir a escola a ser frequentada; a idade, para saber a série; e por último, o que será feito com o nome. A pergunta geralmente é formulada assim, "O que vamos fazer com o nome?" Deixando de lado qual a intenção, fica implícito para um recém-chegado que algo precisa ser feito e, no caso dos brasileiros, o nome é extenso demais para o espaço disponível. E o nome parece não ter tanta importância vendo a situação atual das crianças. Só é curioso que na hora de controle dos estrangeiros como no cartão de registro, espaço nunca é problema.

Me apresento no blog assim, " Nasci Cláudia Hirashima e após me apaixonar, me tornei uma Dias" . Até chegar ao Japão, sempre fui Cláudia, só Cláudia. Algumas vezes com variações para Cráudia ou Claúdia - que eu odiava - e Clau ou Claudinha.
Ao fazer o registro na prefeitura , virei Diássu Kuraudjia Hirashima. Eu nunca gostei do meu nome, porque o significado dele não é muito bonito. Li certa vez - o que me traumatizou - que Cláudia é feminino de Cláudio, o coxo; claudicar. Claudicar é mancar. Mas transformar em Kuraudjia??? Nada poderia ser pior.
Na primeira fábrica eu e meu marido eramos Hirashima san e Roberuto. Na segunda, virei Diássu okaasan, porque Amanda era Diássu san ou Amanda (foi um nome bem escolhido, hein? rs). Mas nesta última, entrei em choque: teria que optar por um só sobrenome - Hirashima ou Dias. A fábrica alegou que no cartão de identificação só poderia conter nome e um sobrenome. Com dor no coração, escolhi Hirashima. Foi muito difícil encarar o olhar de desapontamento do meu marido. Pensei "no Orkut, Facebook e blog sou Claudia Hirashima, pois apesar de ter me tornado uma Dias, na essência continuo sendo uma Hirashima"
Na prefeitura, ao fazer a alteração, Beto falou para a atendente "eu não tô valendo mais nada, agora só falta separar...". Por isso eu o amo tanto, como ele consegue achar graça nesse tipo de coisa?
Pronto! Fábrica, prefeitura e banco só existem Cláudia Hirashima. Passaporte, intocado.
A Lilian, da Alternativa, abre a coluna perguntando O que um nome representa?
Para mim, o nome é só um nome, o que realmente importa é a pessoa que carrega o crachá. Cláudia, Diássu, Hirashima, Clau, até o odiável Claúdia é só uma forma de me chamarem, eu continuarei sendo a mesma pessoa.
Depois dessa bagunça toda, nem me importarei mais em brigar com a Telefônica e companhias de energia elétrica e água para consertarem meu nome nas contas.
Ela levantou uma questão que para nós estrangeiros, pode parecer estranho no início, mas acabamos nos adaptando, afinal não aprendemos a comer com palitinhos?

Gostaram?

******************

Existem milhares de blogs espalhados pelo mundo...

Mas, alguns são especiais para eu.

Este é um deles.

Essa é uma forma que escolhi para divulgar, valorizar, homenagear pessoas que estão todos ou dias ou quase todos, trazendo a nós todos, um pouco de si.

Dando-nos através de suas postagens ensinamentos, conforto, amizade, carinho, amor ou simplesmente alegria.

Para você que visita um blog e ali acha algo que o agrade, comente, mostre ao dono do Blog que gostou de seu trabalho.

Quem tem um blog sabe bem como é bom saber que alguém gostou do que ele fez.

Abraxos.

4 comentários:

  1. Assim voce me mata do coração! Obrigada pelo carinho, voce foi uma das primeiras pessoas a me incentivar e eu me sinto honrada por estar aqui! Beijos, beijos, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Claudia!!!
      Beijocas e continue sempre escrevendo!!!

      Excluir
  2. Que linda homenagem.
    Realmente nome é somente nome. Mais o nome carrega uma carga de nossa essência e energia, então se tem que mudar, que mude um traga a carga de boas energias, que traga uma carga de amor, pois a essência única e divina já esta dentro de nós mesmo.
    Estou indo lá conhecer sua amiga agora!!!!
    Beijinhos de...(???)rsrs
    Lua.
    P.S.: AMEI A MÚSICA QUE ESTA TOCANDO!!!!
    Deixei sua página aberta e estou viajando pelas músicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, eu adoro o blog da Cláudia...
      Gostou das músicas, foi?! rs
      Fico feliz!!!
      Beijos

      Excluir