quinta-feira, 12 de julho de 2012

Civilização Domesticava Cavalos Há Nove Mil Anos


Onde se situa agora a Arábia Saudita, uma civilização já domesticava cavalos há 9 mil anos atrás. Anteriormente estimava-se que a domesticação do cavalo teria sido iniciada há 5 mil anos.

“A descoberta mostra que os cavalos foram domesticados na Península Arábica pela primeira vez há mais de 9 mil anos atrás, onde estudos anteriores estimaram que a domesticação dos cavalos na Ásia central sería datada de há 5 mil anos” disse Ali al-Ghabban, vice-presidente do Departamento de Museus e Antiguidades da Arábia Saudita.

Os vestígios da civilização foram encontrados perto de Abha, no sudoeste da província de Asir, uma área conhecida antigamente como Arabia Felix. A civilização, chamada de al-Maqari, utilizava “métodos de embalsamento totalmente diferentes dos até agora conhecidos” acrescentou Ghabban.

Juntamente com os vestígios foram encontradas estátuas de animais como cães, cabras, falcões e mais surpreendente, um busto de um cavalo com três metros de altura. “A estátua de um animal desta dimensão, que remonta a esse tempo, nunca foi encontrada em qualquer outro lugar no mundo” afirmou Ghabban.

O primeiro contacto entre o Homem e os cavalos poderá ter ocorrido há cerca de 50 mil anos, com a finalidade de obter carne, peles e talvez leite. No ano de 2000 A.C. encontram-se as primeiras evidências claras da domesticação de cavalos, uma vez que os mesmos eram enterrados com as carruagens. Mil anos mais tarde os cavalos domesticados eram já usuais na Europa, Ásia e norte de África. Os investigadores tinham posteriormente descoberto evidências de que cavalos domesticados tinham sido usados pela cultura Botai, no norte do Cazaquistão, há cerca de 5500 anos, data aumentada agora por esta descoberta para 9 mil anos.

Mais informação:

Horses Domesticated 9,000 Years Ago in Saudi Arabia – Discovery (em inglês)
Descoberta civilização com 9000 anos que domesticava cavalos – Naturlink (em português)

Escrito por Carlos Gandra

?Fonte: http://www.mundodosanimais.pt

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário