sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fatos históricos do dia 13 de julho

Nasce Harrison Ford


Em 13 de julho de 1942, nasce o ator Harrison Ford. Ele atingiu o sucesso com o papel de Han Solo, em Guerra nas Estrelas, de 1977. Em 1981, fez o primeiro filme da série Indiana Jones, se tornando mundialmente conhecido. Ford foi indicado ao Oscar, em 1985, por seu papel em A Testemunha.

1501 - A expedição marítima de Álvares Cabral regressa para Lisboa, após a descoberta do Brasil e da visita à Índia.
1553 - Duarte da Costa, segundo governador geral do Brasil, chega a Salvador, na Bahia.
1713 - Assinatura do Tratado de Utrech, através do qual a Inglaterra consegue da Espanha o estreito de Gibraltar e a ilha da Majorca.
1793 - Morre assassinado o médico e jornalista francês Juan Pablo Marat, uma das principais figuras da Revolução Francesa, junto com Danton e Robespierre. Ele foi assassinado por Carlota Corday.
1797 - O primeiro movimento de insurreição na Venezuela é contido. Ele era comandado por Manuel Gual e José María España.
1813 - Nasce Claude Bernard, médico francês, considerado o criador da fisiologia moderna. Ele realizou investigações sobre a função pancreática no aparelho digestivo, a função glucogênica do fígado e sobre a pressão sangüínea.
1874 - Atentado em Kissingen contra o chanceler alemão Otto von Bismarck, que ficou levemente ferido em uma das mãos.
1886 - Nasce Edward Flanagan, irlandês, fundador da instituição Cidade dos Meninos.
1895 - Guerra de Cuba: batalha de Peralejo entre as tropas do Exército espanhol e os patriotas cubanos.
1901 - O brasileiro Santos-Dumont rodeia a torre Eiffel a bordo de um dirigível, mas acaba caindo, na altura de Boulogne.
1906 - Combate entre tropas da Guatemala e de El Salvador, na qual morre o general Tomás Regalado, ex-presidente de El Salvador.
1910 - O dirigível alemão "Erbsloehe" explode no ar quando voava a uma grande altura sobre a cidade de Colônia e toda a tripulação morre.
1915 - Primeira Guerra Mundial: os impérios centrais passam à ofensiva na Polônia.
1927 - Nasce Simone Veil, política e ex-ministra francesa.
1931 - A Dinamarca pede a reunião da Sociedade das Nações, após a ocupação do leste da Groelândia pela Noruega.
1942 - Nasce Harrison Ford, ator norte-americano.
1943 - Segunda Guerra Mundial: fracassa a gigantesca ofensiva alemã na frente oriental de Kursk.
1984 - O Movimento de Libertação Nacional da Guatemala, de tendência direitista, obtém maioria de cadeiras na Assembléia Nacional.
1985 - A guerrilha salvadorenha liberta 104 presos da prisão de San Salvador.
1987 - Kim Chung Yi substitui Lee Han Key como primeiro ministro da Coréia do Sul.
1988 - O candidato governamental Carlos Salinas de Gortari vence as eleições presidenciais mexicanas.
1989 - Os ex-militares cubanos Arnaldo Ochoa, Jorge Martínez, Antonio de la Guardia e Armando Pedro são executados. Eles haviam sido condenados à morte por narcotráfico.
1989 - Começa em Paris a comemoração do bicentenário da Revolução Francesa. Trezentos chefes de Estado comparecem aos festejos.
2000 - O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, sanciona a lei de ajuda especial, concedendo 1,3 milhões de dólares ao Plano Colômbia, de luta contra o narcotráfico.
2001 - Toma posso o nome governo iugoslavo, integrado pelas coalizões Oposição Democrática, do presidente Vojislav Kostunica, e "Juntos pela Iugoslávia".

Redação Terra

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário