sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nutrição canina: mitos e verdades


Assim como os humanos, nossos fieis amigos caninos também precisam de uma alimentação balanceada para terem uma vida longa e saudável. Muitas vezes, o dono acaba tendo dúvidas quanto aos alimentos que são oferecidos aos aos bichos, como se a comida não vai lhes causar mal, se a ração atende todas às necessidades nutricionais, entre outras.
No entanto, graças a um estudo realizado durante 14 anos, publicado no Journal of American Veterinary Medical Association , vários mitos sobre a nutrição canina foram desfeitos. Depois de avaliar a alimentação de 48 pares de Labradores , os resultados sugeriram que uma diminuição de 25% dos alimentos consumidos por cães, ou manutenção da condição corporal ideal durante toda a vida deles, aumentou a expectativa de vida média dos animais em 1,8 anos e retardou o surgimento de doenças crônicas.
Já a saúde de um cão idoso, por exemplo, vai depender da quantidade de água e nutrientes que ele ingerir, como proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais. As informações são do site americano ZooToo.com, que entrevistou Michael Grant, especialista em nutrição para pets e diretor de ciência nutricional do SeniorPetProducts.com
Grant falou ainda que as rações costumam suprir as necessidades dos pets, e ainda podem ajudar na prevenção de doenças relacionadas à idade, incluindo artrite, doenças cardiovasculares e crônicas. “Saber como alimentar e em qual proporção são igualmente importantes”, disse Grant. “O veterinário é sempre o mais indicado para dar a informação correta”, completou.

Cachorros devem ter uma dieta apenas a base carne crua

Muitas pessoas ainda acreditam que, para serem saudáveis, os cães precisam de uma dieta a base de carne crua. A verdade é que, hoje, os tempos são outros; o cachorro deixou de ser totalmente carnívoro, e a carne não é suficiente para suprir suas necessidades nutricionais. Caso o dono queira adicionar outros alimentos à dieta do animal, além da ração, um médico veterinário deve ser consultado.

Os cães não devem consumir nenhum produto lácteo

O organismo de alguns cães pode ser intolerante a produtos lácteos que contenham altos níveis de lactose, mas o queijo cottage e o iogurte são duas opções mais amenas. Ambos são excelentes fontes de cálcio e podem ser dados aos bichinhos, desde que não tenham problema com a lactose.

Gordura só contém calorias vazias

O fato é que as gorduras são a principais fontes de energia para os cães. Além do mais, a gordura é essencial para a boa absorção das vitaminas A, D, E e K, especialmente nas formas insaturadas, como a ômega-6 e os ácidos graxos ômega-3. Mas apesar de seus benefícios, ela não precisa ser dada aos animais, já que as rações contêm sua quantidade adequada.

Cães têm dificuldade em digerir grãos

Embora haja um fundo de verdade nessa
afirmação, amido e grãos que passaram por um cozimento são de fácil digestão, dependendo da qualidade e o tipo do grão utilizado. A melhor opção para os cães é o arroz próprio para animais, em vez de trigo ou milho.

Comida industrializada faz mal aos pets

A qualidade das rações disponíveis no mercado varia de média a excelente, ou seja, se o produto for bom, o alimento supre todas as necessidades nutricionais dos bichos, sendo adequado para todas as raças.

A dieta deve ser específica de acordo com a idade ou raça do cão

Manter a mesma dieta ao longo da vida não chega a ser prejudicial, contudo, filhotes precisam de mais comida do que os cachorros idosos, e os mais velhos talvez precisem de suplementos para substituir nutrientes que o organismo parou de produzir naturalmente durante o processo de envelhecimento.

Fonte: http://petmag.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário