domingo, 15 de agosto de 2010

Como resolver problemas comportamentais dos cães - 7. Como fazer um cachorro parar de cavar excessivamente


Cavar é mais um comportamento natural dos cães. Eles fazem isso por várias razões. Os terriers, por exemplo, cavam porque simplesmente foram criados para isso por várias gerações. Descobrir tocas e procurar animais daninhos como ratos e texugos era parte de sua função original. Outros cães cavam para fazer um ninho, para esconder comida, para se esconder ou simplesmente para acabar com o tédio. Outros fazem isso por pura diversão.

Se seu cachorro começou uma escavação no quintal ou cavou buracos no sofá, tente descobrir o motivo. Ele está entediado tentando passar as horas reformando a paisagem do jardim? Ele está com calor, tentando se refrescar na terra fria? Ele é um macho tentando cavar uma saída por baixo da cerca para poder encontrar a fêmea no cio na outra quadra? Talvez ele esteja enterrando ossos e petiscos para saborear mais tarde? Assim que você descobrir por que seu cão cava, vai poder seguir alguns passos para mudar seu comportamento.

Agora, se seu cachorro é um daqueles que foi criado para cavar, você tem um "osso duro de roer". Na verdade, você nunca vai conseguir fazê-lo parar. Então, o ideal é achar um lugar onde ele possa cavar sem problemas. Tente disponibilizar um pedaço de terra ou caixa de areia (menos marcas de lama na calçada) para ele cavar. Encoraje o cachorro a cavar lá e faça festa quando ele assim o fizer. Mantenha a área atraente, com vários brinquedos e petiscos. Se ele cava tentando encontrar um local mais fresco para deitar, providencie mais sombra nessa área ou coloque-o em um local onde possa ficar mais confortável, embaixo de uma árvore, por exemplo. Um cachorro tentando escapar pode ser mais difícil de controlar. Algumas pessoas chegam a colocar concreto ou arames embaixo do muro para evitar que o cachorro fuja. A castração dos machos e das fêmeas acaba com o maior motivo para a fuga. Outros cães ficam ansiosos ou assustados se mantidos em local aberto por longos períodos. Apenas fornecer um abrigo, como um acesso a garagem, é o suficiente para acabar com as fugas.

Mais uma vez use técnicas de distração ao pegar seu cachorro cavando onde não deve. Assim que ele parar faça uma festa, elogie, brinque com ele, jogue seu brinquedo preferido ou leve ele para a área onde pode cavar. Nunca corrija um cachorro por cavar depois do fato ter acontecido. Isso só serve para confundi-lo. Assim, ele fica mais ansioso e começa a cavar.

Quando chamar o veterinário

Cavar muito normalmente não requer a atenção de um veterinário.

Agora vamos analisar cães que brigam excessivamente e como parar esse comportamento. Veja a próxima seção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário