O Border Collie foi considerado o cão mais inteligente
em pesquisas da Universidade British Columbia
Pesquisadores da Universidade British Columbia afirmam que alguns cachorros têm a capacidade de contar até cinco, entendem mais de 150 palavras e ainda conseguem enganar os homens para o bem próprio.
Especialistas em investigações caninas, os estudiosos participam do congresso anual da Associação Psicológica Americana para falar sobre como os cachorros pensam.
Stanley Coren, responsável pela pesquisa, revelou vários estudos que mostram que os cães têm capacidade de resolver problemas complexos e é mais parecido com os humanos e outros grande primatas. Ele também afirmou que a mentalidade dos caninos está próxima de crianças de dois a dois anos e meio. E que há três tipos de inteligência canina: instintiva, adaptativa e de trabalho e obediência.
Dados da pesquisa revelaram que entre 208 cachorros dos Estados Unidos e Canadá mostraram que na “inteligência de trabalho e obediência”, o Border Collie é o número 1. O Golden Retriever, o Doberman, o Pastor de Shetland e o Labrador completam a lista dos mais inteligentes.
Outro dado curioso foi que cachorros normais podem aprender 165 palavras, incluindo sinais, e os mais inteligentes, 250. Ainda, podem contar até quatro ou cinco, e só tem uma compreensão básica da aritmética, embora sejam capazes de detectar erros como 1+1=1 ou 1+1=3.
No final da pesquisa, Coren divulgou que os cães são manipuladores. Eles são capazes de tentar enganar, tantos outros cães, como os humanos para conseguir uma recompensa. E isso tem um êxito em humanos enganando cachorros, assim como cachorros enganando humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário