Um cão curioso pode sofrer os mesmos perigos que um bebê ou uma criança pequena. Algumas vezes, até mais. O nariz sensível de um cão pode farejar tudo o que for intrigante e potencialmente perigoso: itens fora de alcance, em lugares escondidos, que uma criança de dois anos nunca encontraria.
Os filhotes são especialmente vulneráveis por causa de sua curiosidade natural, falta de adestramento e experiência, tamanho pequeno e corpo ainda em desenvolvimento. Antes de você levar um cão ou um filhote, olhe pela sua casa e pelo seu território procurando por perigos em potencial: plantas, pílulas e venenos são os mais típicos. Certifique-se de que estão em lugar seguro, longe do alcance do cão, sempre sinalizando onde estavam. Um bom lugar para começar são as plantas domésticas e as do jardim. Várias delas são venenosas para os cães. Para proteger seu cão, você pode colocá-las fora de alcance (em uma cesta pendurada, por exemplo), atrás de uma barreira a prova de cães ou supervisionar o animal de perto quando ele estiver em volta delas. Aqui estão mais algumas dicas.
Plantas venenosas
Já falamos sobre como os cães adoram comer plantas e grama. Se você é habilidoso com vegetais provavelmente tem várias plantas ornamentais dentro e ao redor da casa. Como você cuidou delas para mostrá-las e não para tentar comê-las, você nunca deve ter pensado se são venenosas ou não. As folhas e caules de algumas contêm substâncias que podem ser irritantes e até mesmo tóxicas para os animais que as mastigam. As plantas caseiras que podem ser nocivas se engolidas incluem comigo-ninguém-pode, filodendro, caládio e inhame. Várias plantas de jardim, bem como flores, arbustos e árvores também são perigosos para os cachorros.
Os bulbos de algumas flores como os narcisos, junquilhos, jacintos e íris são venenosos, bem como azaléias, holly berries, hortênsias, ligustro, alfenas, espirradeira, hera, jasmim e glicínia. Com certeza, os cogumelos que crescem no jardim podem ser fatais. Se o seu cão é do tipo curioso, tome cuidado redobrado com as plantas que você tem.
Outros perigos
Depois, procure pelas pílulas ou venenos que podem estar acessíveis ao filhote. Remédios que sempre temos em casa, como aspirina, paracetamol, ibuprofeno, medicamentos contra gripe e tosse, fórmulas para emagrecer e até mesmo chocolate e macadâmias podem fazer seu cão ficar doente ou até mesmo morrer. Alguns venenos são mais óbvios: iscas para caracóis, venenos para formiga e para roedores, inseticidas e herbicidas. Outros, principalmente os detergentes e solventes, podem não parecer uma ameaça, mas são atrativos para os cães e extremamente perigosos. Ainda há uma grande quantidade de cães que morrem intoxicados por substâncias anticongelantes.
O chocolate tem dois componentes tóxicos para os cães: teobromina e cafeína. O chocolate culinário está entre os mais puros e, por isso, entre os mais perigosos. Apenas 85 g de chocolate podem matar um cão de 9 kg. Embora o chocolate ao leite seja menos tóxico, em virtude dos ingredientes adicionados, torna-se mais perigoso, pois o leite e o açúcar são mais palatáveis.
Os sinais de envenenamento por chocolate são coração acelerado, tremores musculares, vômitos e ataques. Sem tratamento, o cão pode entrar em coma e morrer. Então, mantenha qualquer coisa com chocolate longe do alcance das patas, especialmente em dias em que é comum presentear com chocolates, como Páscoa.
Quem poderia pensar que as deliciosas nozes de macadâmia poderiam ser venenosas para alguns cães? Elas podem. Embora seja raro, isso pode acontecer. Como o chocolate, o grau de toxicidade varia com a quantidade de nozes ingeridas. Os sintomas comuns são fraqueza, depressão, vômitos, cambaleios, tremores e febre. A maioria dos sintomas aparece em menos de 12 h após a ingestão. Chame seu veterinário imediatamente se você vir seu cão comendo nozes de macadâmia ou se você suspeita que ele as tenha comido.
Deixe o número do seu veterinário perto do telefone e tenha em mãos um bom livro sobre primeiros-socorros a animais. Tenha um que contenha uma lista abrangente de venenos comuns e o que fazer se seu cão ingeri-los. Se você sabe o que o cão comeu, leve a embalagem ao veterinário. Se seu filhote está vomitando, mas você não sabe o que ele comeu, leve uma amostra do vômito para ajudar o veterinário a fazer um diagnóstico.
Agora vamos considerar como fazer de seu jardim um lugar seguro para seu cão, a exemplo de sua casa. Isso será abordado na próxima seção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário