segunda-feira, 22 de junho de 2009

Latidos sem exageros


Por Alexandre Rossi

Um cão que late em demasia se transforma rapidamente num grande incomodo para você e para seus vizinhos. Aqui se está falando do latido crônico, que pode ser controlado por adestramento. Pois algumas raças latem mais do que as outras. Se você é especialmente sensível a ruídos, o melhor é optar por uma raça mais silenciosa, como o golden retriever, o akita e o rottweiler, que rapidamente latem, e não um beagle, barulhento por natureza.

O latido em excesso prejudica não apenas a paz dos humanos. É nocivo para o próprio cão. Quanto mais ele late, mais ansioso fica e mais furiosamente vai latir. Tal comportamento provoca um estresse tão acentuado, que o cão pode ter problemas em seu sistema imunológico e vir até mesmo a desenvolver úlceras.

Um comportamento só pode ser modificado se as suas causas forem conhecidas e eliminadas. Mas antes de identificar os motivos que levam o cão a latir em demasia, é preciso verificar se o cão está sadio, bem alimentado e se sai para passear pelo menos três vezes por semana. Os cães necessitam de companhia para se manter saudáveis. Se ficarem afastados do convívio familiar, abandonados no fundo do quintal, certamente desenvolverão comportamentos indesejáveis - como o latir em demasia.

O isolamento pode ser a causa dos latidos, assim como o medo, desconforto (fome, sede, etc.), instinto de proteção (territorial, da ninhada, etc.), provocação ou desejo de chamar a atenção. Muita gente, sem perceber, estimula o cão a latir e ainda o recompensa. Se toda vez que o cão late você corre para acariciá-lo ou dá biscoito para acalmá-lo, está justamente reforçando o problema. O melhor a fazer é ignorar o cão toda vez que ele latir para pedir algo. E, se quando você for lhe dar algo ele latir, volte a ignorá-lo. O fracasso (do cachorro que não recebeu o que esperava) é uma eficiente punição. Famílias que costumam falar muito alto ou berram incetivam os animais a latir, pois eles aprendem por imitação.

Se você eliminou o motivo que leva o cão a latir excessivamente e não obteve resultado, é hora de puni-lo. Mas, atenção: como foi dito no artigo CHEGA DE BURACOS, as punições devem ser despersonalizadas (ver quadro). Isso significa que o cão não deve associar a punição à sua presença, pois, quando você não estiver em casa, ele volará a latir em excesso.

Lembre que o seu cão pode e deve ser recompensado quando ficar em silêncio. Faça um carinho, dê biscoito ou aumente a atenção quando ele não estiver latindo. Se o seu cão costuma latir quando escuta a campainha, peça para alguém tocá-la algumas vezes. Quando o cão ouvi-la e não latir, é chegada a hora da recompensa. Aos poucos, ele se acostumará e aprenderá a ficar em silêncio quando a campainha tocar.

Jogar água ou algo que assuste o cão (desde que ele não o veja) são eficientes formas de punição despersonalizada. Bater ou dar broncas no bicho não são atitudes recomendáveis.

As coleiras antilatidos, ainda raras no Brasil, costumam dar bom resultado. Toda vez que o cão late, a coleira libera alguma coisa (água, essência de citronela, vibrações) que vai lhe causar algum desconforto.

Os latidos devem ser controlados, mas não eliminados. Lembre-se: você ficará agradecido se o seu cão latir quando a casa estiver sendo invadida por um estranho ou em razão de um vazamento de gás.

Familiarize seu cão a determinados sons que possam levá-lo a latir (vozes de pessoas, ruídos de chaves). Mas não deixe de recompensá-lo se ele tiver bom comportamento e se mantiver em silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário