quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mensagem póstuma de João Paulo II - Arquivo

Cidade do Vaticano - O Vaticano divulgou nesta sexta-feira a mensagem que João Paulo II escreveu para a Jornada Missionária Mundial, datada de 22 de fevereiro - dois dias antes de ser submetido à traqueostomia. O papa pediu que a mensagem fosse divulgada hoje, segundo o Vaticano.

A mensagem tem como título "Missão, pão partido para o mundo" e, nela, o pontífice escreveu que a sociedade atual está perturbada por eventos dramáticos e que somente Jesus pode saciar a sede de justiça dos homens.

"Atualmente, a sociedade humana parece que está envolvida por espessas trevas, enquanto é perturbada por eventos dramáticos e transtornada por catastróficos desastres naturais", escreveu João Paulo II.

O papa afirmou no texto que a humanidade necessita de Cristo "pão partido" e que hoje, como na noite em que foi entregue, Jesus "parte o pão para nós".

"A Eucaristia, sacramento adotado por Jesus na Última Ceia, não somente é expressão - continuou o papa - de comunhão na vida da Igreja, mas é também projeto de solidariedade para toda a humanidade".

"Só Jesus pode saciar a fome de amor e a sede de justiça dos homens, somente Ele possibilita a cada pessoa a participação na vida eterna", acrescentou o papa em sua mensagem.

Incentivo a missionários

Em referência aos missionários, João Paulo II disse que são "pão partido para a vida do mundo" e que, em nome de Cristo, "vão a tantas partes do mundo para anunciar e ser testemunhas do Evangelho".

Os missionários - afirmou o papa - fazem ressoar com sua ação as palavras do Redentor e não duvidam em dar a vida pelo Evangelho.

"Quantos missionários mártires neste nosso tempo! Que seu exemplo arraste muitos jovens no caminho da heróica fidelidade a Cristo! A Igreja necessita de homens e de mulheres que estejam dispostos a se consagrar totalmente à grande causa do Evangelho", escreveu o papa.

Karol Wojtyla afirmou que a Jornada Missionária Mundial representa uma oportuna circunstância para tomar consciência da urgente necessidade de participar da missão evangelizadora em que estão comprometidos as Comunidades locais e outros Organismos eclesiásticos, entre eles as Obras Missionárias Pontifícias e os Institutos Missionários.

João Paulo II pediu a todos os fiéis seu apoio material às Obras Missionárias Pontifícias.

O papa lembrou que a Igreja celebra em 2005 o Ano da Eucaristia e fez votos para que este ano "motive todas as comunidades cristãs a caminhar com generosidade fraterna" em direção a "alguma das múltiplas pobrezas de nosso mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário