domingo, 29 de janeiro de 2012

Plantas que Curam: CALÊNDULA - Calêndula officinalis


Descrição : Herbácea de clima temperado com folhas simples, flores amarelo-alaranjadas, também conhecida como malmequer, malmequer-do-mato, maravilha e verrucária. A inflorescência é em capítulos solitários e terminais, de cor amarelo-alaranjadas. elas abrem ao nascer do sol e se fecham quandoo sol se põe. O fruto é um aquênio curvo, irregular, que apresenta espinhos na face exterior.As flores e folhas apresentam sabor amargo, com odor fraco e aromatizado.malmequer, também conhecida como malmequer-do-mato, maravilha e verrucária.

Partes Utilizadas - Flores

Cultivo : Sua reprodução é por sementes em canteiros ou sementeiras, e após a germinação as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Prefere solos férteis, profundos, frescos e permeáveis. A semeadura ocorre nos meses de julho e agosto e a colheita se inicia no verão. Dentro de apartamento ou casa pode ser cultivada, desde que fique exposta ao sol, por mais ou menos 4 horas por dia.

Origem : Países do Mediterrâneo, sendo fértil nas reiões litorâneas do Brasil

Modo de conservar : As folhas são utilizadas sempre frescas. As flores mondadas podem ser consumidas frescas ou secas. A secagem deve ser a sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou pano, ou em recipiente de porcelana.

Plantio : Multiplicação: por sementes; Cultivo: planta européia de adaptação cosmopolita. Prefere solos secos, arejados e com alguma matéria orgânica. Planta-se em sementeiras e faz-se o transplantio para o local definitivo ou ainda faz-se o plantio no local definitivo. O espaçamento é de 0,5m entre plantas e fileiras de 1 m entre elas. Colheita: colhem-se as folhas e flores durante o período da floração.

Propriedades : Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos antiinflamatórios. É antisséptica, analgésica, emenagoga, colagoga, antiulcerosa, antiinflamatória, antisséptica, cicatrizante, calicida, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.

Indicações : O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinutite, faringite, etc). É cicatrizante, o que torna útil em casos de úlceras do estômago.

Principios Ativos : óleo essencial rico em carotenóides (caroteno, calendulina, licopina), saponinas, flavonóides, cumarinas, resinas e mucilagens. e princípios amargos.

Modo de Usar : pomada e tintura - feita com folhas e flores. Usar sobre as partes afetadas 3 a 4 vezes ao dia. A tintura , diluida com água ou fervida, pod eser aplicada diretamente em ferimentos diversos, exercendo excelente ação cicatrizante. infusão - 2 colheres de sopa de flores em 1/2 litro de água ou duas colheres de sopa , toma-se 1 xícara de chá antes da refeição principal. cataplasma - folhas e flores tenras, socadas e empastadas sobre um pano limpo.

Afecções hepáticas; menstruação dolorosa e insuficiente : em 1 xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de flores e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara d echá, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições. No caso de menstruação dolorosa ou insuficiente, comece o tratamento 10 dias antes do início da menstruação.

Feridas; úlceras; acnes; inflamações purulentas :coloque 2 colheres de sopa de flores em 1 xícarade chá de álcool d ecereais a 70 %. Deixe em maceração por 5 dias. Coe em um pano, esprementdo o resíduo. Para o uso interno, ome 1 colher de chá diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia. Para uso externo, a tintura deve ser dilu'ída com igual, com um chumaço de lagodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Entupimento do canal lacrimal : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de flores e adicione água fervente. Abafe por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça por 15 minutos, coe e espere esfriar. Faça aplicações nos olhos, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Escaras de decúbito; feridas; úlceras; pruridos; eczemas; fungos da pele : em um recipiente, coloque 1 colher de sobremesa de tintura, com 1 colher de sobremesa de óxido de zinco, 1 colher de sopa de vaselina e 1 colher de sopa de lanolina. Misture bem, até adquirir uma consistência pastosa. Aplique nos locais afetados, 2 vezes ao dia.

Reumaismo; contusões; dores musculares : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas. Amasse bem, até adquiriri uma consiustência pastosa. Espalhe emum pano ou gaze, aplique no local e cubra com um pano. Deve ser aplicada 2 vezes ao dia, durante 15 minutos, ou deixe agir a noite toda.
Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário