Google+ Followers

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Plantas que Curam: BENJOIM - Styrax


Descrição : Da família das Styracaceae. É uma árvore que atinge até vinte metros de altura e vegeta exclusivamente na Ásia tropical, Tailandia e Sumatra. Através do corte, do seu tronco extrai-se um soro que endurece ao ar e ao solpara a fabricação de incenso de java). Das duas variedades em comércio, a única notoriamente valiosa é a do Sião, nomeadamente da Península de Malaca.

Modo de Conservar : Armazenamento: proteger da luz. A temperatura não deve exceder a 25oC.

Propriedades medicinais: anti-séptico, expectorante.

Indicações: gases.

Utilização : No Oriente, há milhares de anos considera-se que as agradáveis fumigações produzidas com a queima da Goma de Benjoim afugentem das paredes domésticas qualquer tipo de adversidade. Na China, durante milénios ela foi utilizada para fins medicinais (digestivo, anti-séptico, etc.). No Ocidente, ela tem um uso clássico na alta perfumaria, onde a sua tinta alcoólica ainda é um ingrediente insubstituível.

Usos do Benjoin de Sião e de Sumatra: aplicação protetora para irritações da pele. A tintura misturada com água e glicerina pode ser aplicada localmente em úlceras cutâneas, fendas nos mamilos e fissuras de lábios e ânus. Para inflamação de garganta e brônquios, a tintura pode ser administrada com um pouco de açúcar. A tintura e seus compostos podem ser usados, em certas ocasiões, em água fervente como inalantes para tratamento de catarro no trato respiratório superior, devido sua ação expectorante e suavizante. Em combinação com óxido de zinco se usa em unguentos para lactantes.

Usos da tintura de Benjoin composta: Utilizado na laringite aguda e catarro, misturado a água quente para inalação dos vapores. Resultados efetivos podem ser obtidos agregando uma colher de chá da tintura à água quente em um inalador e aspirar o vapor. Também administrado com açúcar na inflamação da garganta e brônquios e em aplicação local, misturado em glicerina e água para úlceras, fendas nos mamilos e fissuras dos lábios e ânus.

Aromaterapia : Ajuda a levantar a auto-estima.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário