quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cinco conselhos práticos para a busca da paz interior

Se excesso de trabalho, estresse e dificuldade em conciliar múltiplas tarefas estão esgotando as suas energias, é hora de repensar a sua rotina e buscar um estilo de vida mais equilibrado. Solange Menta, médica e especialista em autoconhecimento da Organização Internacional Condor Blanco, dá algumas dicas:

1) Defina suas prioridades: "A mulher, em especial, sofre para corresponder às expectativas de ser boa mãe, esposa e profissional - áreas igualmente importantes, que não podem ser descuidadas", explica a dra. Solange. "O melhor é sempre tomar cuidado ao assumir novas tarefas e saber dizer 'não' para qualquer um que extrapolar nas exigências, mesmo que isso gere alguns desconfortos". Isso significa que nem sempre vale a pena ficar até tarde no trabalho, por mais que isso sirva para impressionar o chefe. Antes de assumir novos compromissos, pergunte-se: "vou conseguir realizar essa tarefa com excelência ou isso só vai me gerar mais estresse?".

2) Organize seu tempo: Claro que, se o trabalho é importante e o realiza, vale a pena ir em frente. O importante é saber que o sucesso profissional, sozinho, não trará a realização completa. "É essencial que saibamos combinar as quatro áreas da nossa vida: profissional e física, emocional e familiar. Quem organizar o tempo com cuidado conseguirá ter sucesso nas quatro", afirma Solange. Portanto, quando chegar em casa, esqueça o trabalho - é o seu momento de ser pai, mãe, marido ou mulher; de cuidar de si mesmo. "Vale até anotar na agenda que aquela hora é guardada para se divertir ou para ajudar os filhos nas tarefas da escola."

3) Cuide do seu corpo: Não tem jeito. Quem quiser agüentar o "tranco" precisa se alimentar direito e praticar atividades físicas. "Não se esqueça de incluir muitas fibras no seu cardápio, que ajudam a regular o intestino, nem de beber de dois a quatro litros de água por dia. Álcool, cigarro, café e açúcar branco devem ser consumidos com muita moderação", orienta a médica.

4)Ponha as angústias para fora: Se reprimir as emoções pode virar doença e extravasar em excesso pode gerar grandes conflitos, o que fazer? A solução é buscar um ponto de equilíbrio, aponta Solange Menta. "Pense com atenção sobre o que o incomoda, seja no trabalho, na relação ou na vida familiar. Identificado o problema, ou você o aceita e relaxa, ou tenta trabalhá-lo, com calma e coerência. Se precisar entrar em discussões, faça-o com a cabeça fria, depois de a poeira baixar. O objetivo, nesse caso, não é ter razão, mas resolver o dilema e conquistar mais harmonia em todas as relações".

5) Busque a paz interna: Reserve um tempo para o ócio e para seus hobbies; isso ajudará, inclusive, a aumentar o seu rendimento no trabalho. "O filósofo italiano Domenico di Masi é um dos que defendem que é nos momentos de lazer que temos nossas melhores idéias", lembra Solange. Vale, também, aplicar os seus talentos em um trabalho voluntário, buscar mais contato com a natureza e apostar em atividades relaxantes, como ioga, meditação ou dança.

A organização internacional Condor Blanco tem 30 anos de existência e é especializada em eventos de autoconhecimento, crescimento pessoal e ecoturismo. A médica Solange Menta apresenta ferramentas para complementar as orientações acima durante o seminário "Manquelipe - A Arte de Sobreviver em Tempos Difíceis", realizado com freqüencia em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Mais informações: info@condorblanco.com.br / (21) 2227-2332 / (11) 5082-5064

Nenhum comentário:

Postar um comentário