terça-feira, 3 de março de 2009

IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DO LIXO

IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO DO LIXO (ゴミ・資源の分別徹底について)

Separar o lixo. Uma tarefa que parece simples, mas na hora sempre vem a pergunta: em qual lixo jogar?
Lixo incinerável, não incinerável, materiais plásticos, materiais de papel, latas, vidros, lixo de grande porte. Essa classificação difere para cada municipalidade, tendo mais ou menos divisões, mas a preocupação de todos é a mesma: reduzir o lixo.
Ultimamente tem-se verificado recursos plásticos, vidros, latas, lixos incineráveis, misturados em lixos não incineráveis. Obedecendo a separação será possível reduzir o lixo em 20%.

Latas de spray, cilindros de gás, não devem ser jogados como lixo não incinerável. Após esvaziar, deve-se furar a lata ou o cilindro, em local arejado e sem fonte de chama e jogar dentro de sacos designados para “material de reciclagem”. Uma lata de spray ou um cilindro de gás, jogada de forma inadequada, como lixo não incinerável, poderá ser causa de explosão ou incêndio.
Isqueiros descartáveis devem ser jogados como lixos não incineráveis, somente após estarem totalmente vazios.


Com o incêndio no Centro de Processamento de Lixo de Oe, do subdistrito de Minato, impossibilitando o seu funcionamento temporariamente e com o aumento excessivo da quantidade de lixo recolhido após as enchentes nesta região, a redução de lixo doméstico se tornou ainda mais necessário.
Vamos rever mais uma vez os critérios para separação do lixo, obedecendo os dias de recolhimento e colaborar na redução do lixo.


Cada prefeitura possui panfletos explicativos, com ilustrações de fácil entendimento ou até mesmo em língua estrangeira.
Poderá encontrar panfleto em português, espanhol, inglês, chinês e coreano no Balcão de Informações do Centro Internacional de Nagoya.
Poderá obter informações de separação de lixo em português, na homepage do NIC:
http://www.nic-nagoya.or.jp/portugues/guia_para_vida_diaria/habitacao/garbage.htm
.

Jornais, revistas, caixas de papelão, roupas velhas, são recolhidos em mutirões pela comunidade local. Participe do mutirão, separando e amarrando os materiais para facilitar seu recolhimento.
Se não for possível participar dos mutirões, poderá levar para as Estações de Reciclagem. Consulte o local maispróximo no site
http://www.city.nagoya.jp/global/pt/living/daily/waste/list/

Atenção: a partir de 1º de Dezembro, haverá mudanças na classificação de lixos incineráveis. Os ítens como mangueira de borracha, vestuários, luvas de borracha, bolsas, luvas de baseball, bichos de pelúcia, sapatos e bolas, passarão a ser recolhidos como lixos incineráveis.

Vamos cumprir com a nossa parte. Separar o lixo e jogar de forma correta é a nossa obrigação!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário